São Luís

Dia do Folclore será aberto com exposição de Blocos Tradicionais

A programação começa nesta segunda, com a exposição "Vai Querer, Vai Querer".

Imirante com as informações da Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h50

SÃO LUÍS - Os Blocos Tradicionais de São Luís serão, pela segunda vez, tema da programação comemorativa do Dia Internacional do Folclore, promovida pela Fundação Municipal de Cultura (Func), por iniciativa da Coordenação do Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC - que pesquisa a manifestação. Realizado em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o evento contará com os 47 grupos da capital.

A programação tem início nesta segunda-feira (16) com a abertura da exposição “Vai Querer, Vai Querer, Recortes do Universo dos Blocos Tradicionais do Maranhão”, às 19h30, no anexo da Oficina Escola - em frente ao Terminal de Integração. A mostra reúne fotografias, fantasias e instrumentos dos blocos tradicionais de São Luís e ficará aberta à visitação pública até o dia 15 de outubro, de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

No mesmo dia e lugar, haverá também a apresentação do coral infantil do bloco “Tropicais do Ritmo”, do bairro do São Cristóvão, e homenagens a cinco figuras expressivas da manifestação, recentemente falecidas: Walterlino Madeira (Vigaristas do Ritmo), Socorro Leitão (Os Versáteis), Ivonildo Pereira (Vigaristas), Walmir Corrêa (Os Foliões) e João Mouchereck (antigo bloco Vira-Latas, já extinto).

Logo em seguida, será exibido o DVD do Desfile dos Blocos Tradicionais na Passarela do Samba do Carnaval deste ano, mostrando ao público toda a particularidade dessa manifestação tipicamente maranhense. Também será inaugurada uma lojinha para a comercialização de produtos confeccionados e produzidos pelos blocos, além de exposição de artesanato e barracas de comidas do Centro de Artes Japiaçu (CAJ).

Para encerrar a noite, haverá apresentação de “Os Vigaristas do Ritmo”, “Os Versáteis” e “Pierrot”.

A programação comemorativa do Dia Internacional do Folclore segue por toda a semana com lançamento de livro, realização de oficinas e roda de conversa e culmina no Dia do Folclore (22) com uma apresentação conjunta dos participantes das oficinas e de integrantes de Blocos Tradicionais. Todas as atividades têm entrada franca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.