Festival

Mostra de filmes indígenas ocorre até sábado no MA

Além de São Luís, o município de São João Batista recebe simultaneamente o festival.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h50

SÃO LUÍS - A capital maranhense recebe este ano uma mostra de filmes com uma temática diferente. Trata-se da terceira edição do Vídeo Índio Brasil (VIB), que ocorre até sábado, em vários pontos de cultura da cidade. Com o objetivo de fortalecer e divulgar a temática indígena no Brasil, o evento exibirá filmes vencedores de premiações nacionais e internacionais retratam a temática indígena ou não.

Além de São Luís, o município de São João Batista e mais 109 cidades do Brasil recebem o festival simultaneamente. De acordo com o idealizador e diretor do VIB, o produtor cultural Nilson Rodrigues, o festival tornou-se um dos principais programas responsáveis por difundir a cultura indígena no país. “Como o Brasil é signatário da Convenção Mundial da Diversidade Cultural, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), estamos dando nossa contribuição”, ressalta ele.

Um dos espaços escolhidos para abrigar a mostra em São Luís é o Laborarte (Rua Jansen Müller), que receberá quinta-feira, às 19h, o cientista social e diretor do Centro de Pesquisa de Arqueologia e História Natural do Maranhão, João Damasceno Figueiredo. Depois, ele falará sobre um dos temas de sua pesquisa “Um Olhar sobre a Cultura e os Povos Indígenas no Maranhão”. Além do Ponto de Cultura “Libertos na Noite”, na Liberdade, as praças do Viva Liberdade e Valdelino Cécio (Praia Grande) também receberão a Mostra, a ser apresentada ao ar livre.

As produções locais serão apresentadas na Mostra Heim-Heim, termo que significa sim em tupi-guarani, que trará exibição de vídeos como “A Festa do Cevero”, produzido por Paulo do Vale, sobre o rito de passagem da menina-moça do povoado de Itaipava de Grajaú, Krepum Kateiê. O longa-metragem “Carapirú - Serras da Desordem”, do italiano Andrea Tonacci, que trata sobre a etnia awa-guajá, também será apresentado ao público.

Fotografia

Quem se interessa por fotografia poderá ter acesso ao trabalho feito por alguns fotógrafos especialistas na temática como Adalberto Rizzo, Augusto Nascimento, Diego Jonatan, João Damasceno, Rose Panã e Márcio Vasconcelos. A exposição de fotos acontecerá até o fim do evento, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho e tem a curadoria do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão.

A previsão é de que sexta-feira o público conheça e discuta a questão das terras indígenas, ações de madeireiros e a recente morte de um índio ka’apor, com a participação do cacique Valdemar Ka’apor. A festa de encerramento do festival será no sábado com a participação do grupo étnico “Lajeiro”, que retorna a São Luís, depois de dois anos no exterior e que apresentará canções em francês, português e no dialeto do Mali, utilizando uma harpa africana, o Kanalen’goni.

O Festival

O Vídeo Índio Brasil 2010 é patrocinado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural e Secretaria do Audiovisual. O projeto nasceu de uma mostra cinematográfica do 4º Festival de Cinema de Campo Grande – FestCine Pantanal, em 2007, em uma realização do CineCultura.

No ano seguinte, o projeto tomou forma e as duas edições realizadas (2008 e 2009) tiveram o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural e do Fundo Nacional de Cultura. O evento teve também apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério do Turismo. Em 2008, três cidades participaram do Vídeo Índio Brasil: Campo Grande, Dourados e Corumbá. No ano de 2009, o projeto ampliou seu circuito de exibição para sete cidades de MS.

Serviço

• O quê

Mostra Audiovisual Vídeo Índio Brasil 2010 –

São Luís.

• Quando

Até 7 deste mês

• Onde

Cine Praia Grande (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho), Cineclube Laborarte, Praça Viva Liberdade e Praça Valdelino Cécio

• Ingressos

Entrada Gratuita

• Informações

8151-3131 e 8706-2237

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.