Cultura

Festival de Dança Contemporânea em São Luís

Serão realizados apresentações ao vivo de grupos de dança, workshops, seminário e videodanças.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

SÃO LUÍS - De hoje (19) até sábado (22), ocorre o festival "Conexão Dança Contemporânea", idealizado pelo programa Rumos Itaú Cultural, realizado pela Santa Ignorância Cia. de Artes.

A programação terá a apresentação de três dos 21 projetos premiados na categoria Pesquisa Coreográfica, workshops, seminário e exibição das cinco videodanças também contempladas na quarta edição do Rumos Dança.

A participação no Conexão Dança começa nesta quarta-feira, 19, às 20h, com o coreógrafo João Costa Lima (PE) apresentando o processo de criação de “O Outro do Outro”, no Teatro Arthur Azevedo (Centro).

Amanhã, às 18h, na Sala Olinda Saul, Eduardo Fukushima (SP) apresentará “Como Superar o Grande Cansaço?”. A montagem mostra o cansaço como potência de vontade e principal condutor na construção de gestos e intenções dentro de uma qualidade de movimento específica.

Na sexta-feira, às 20h, no Teatro João do Vale (Praia Grande), as coreógrafas Andrea Bardawil e Maria das Graças Martins (CE) apresentarão o espetáculo “Graça”, no qual reúnem criações construídas na cultura popular e no ensino formal da dança cênica, no mundo das academias de dança.

Workshops

Sexta-feira e sábado, a programação continua com workshops. Eduardo Fukushima coordenará “A Criação e Pesquisa do Movimento”, no Carona Cia de Dança; João Costa Lima ministra “Composição em Movimento”, na Pulsa Cia. de Dança; e Andrea Bardawil, o “Dança, Improvisação e Composição”, no Laborarte. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com antecedência pelo site www.conexaodanca.com.br.

Também sábado, às 15h, no Cine Praia Grande, o público poderá assistir à exibição das cinco videodanças premiadas por esta edição do Rumos: “A Paixão Nacional é de Quem?”, de Márcio Nonato, Gabriela Leite e Lucas Valentim (BA); “Possíveis Anatomias em Espaços Borrados”, de Margô Assis, Guilherme PAM e Jeanne Kieffer (MG); “Coreografia Procurada”, de Daniela Dini e Victor Lema Riqué (SP); “Simpatia Full Time”, de Cândida Monte, Giorgia Conceição e Stéphany Mattanó (PR); e “Sobre Desejo ou Pequenas Narrativas da Linha”, de Roberto Freitas (SC).

Neste mesmo dia, às 17h, no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande), a cearense Ângela Souza, pesquisadora da Base de Dados, do programa Rumos Itaú Cultural Dança 2009-2010 nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, comanda seminário que apresenta o mapeamento da cena contemporânea da dança maranhense, sua configuração artística, de produção, formação e políticas públicas. Direcionado a artistas, produtores, professores e gestores privados e públicos de instituições culturais do estado, o fórum busca criar um espaço de discussão sobre as condições de sobrevivência e produção do artista de dança no Maranhão e quais ações de mobilização que podem ser articuladas na cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.