Desenvolvimento

Uema apresenta programa de pós-graduação

Edital deve ser lançado na próxima semana, indicando informações sobre o seletivo.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h55

SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) apresentou, nesta quarta-feira (12), no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Centro), o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional. Após a solenidade de abertura, o professor Francisco de Assis Mendonça ministrou a palestra “Desafios socioambientais Urbanos”.

O objetivo do programa é promover a produção e a difusão de conhecimentos acerca dos processos de desenvolvimento, fortalecer a pesquisa, além de promover o intercâmbio acadêmico e a articulação com instituições públicas e privadas.

O mestrado vem sendo idealizado desde 2006 e foi aceito em 2010. A professora Terezinha Moreira Lima percebeu que o quadro de docentes com doutorado na área de humanas da Uema era pequeno e viu a possibilidade de modificar essa realidade implantando um programa de pós-graduação capaz de responder particularidades regionais.

Durante o processo de organização do programa, a Uema contou com a colaboração de professores de várias instituições, a exemplo, Daniel Hogan e Rosana Baeninger, ambos do Programa de Pós-graduação em Demografia da Unicamp. Contou, ainda, com apoio das Universidades Federais do Maranhão (UFMA), do Pará (UFPA), do Rio de Janeiro (UFRJ), de Pernambuco (UFPE), do Amazonas (UFAM) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). O projeto foi aceito em março de 2010 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Caps).

O edital deve ser lançado na próxima semana, indicando o local de inscrição e os documentos necessários para o seletivo. O tema está organizado em torno da área de concentração Desenvolvimento e Diversidade Regional, e das linhas de pesquisa: Desenvolvimento, Estado e Diversidade Regional; Região, Territorialidade e Movimentos Sociais.

Com informações da Ascom/Uema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.