Maranhão

Setres articula remanejamento de operários em Estreito

Atualizada em 27/03/2022 às 12h55

SÃO LUÍS - Com um investimento total de R$ 3 bilhões e capacidade de gerar 1.087 megawatts de energia - suficiente para abastecer uma cidade de 8 milhões de habitantes-, a Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE) avança para a conclusão das obras.

Em 2011, deverá estar em pleno funcionamento. Atualmente, o empreendimento conta com cerca de 10 mil trabalhadores, mas com a proximidade do fim das obras, este quantitativo deverá ser reduzido drasticamente. Para o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, a desmobilização de trabalhadores é um fator preocupante para o Estado. "Precisamos pensar alternativas de qualificação e remanejamento profissional destes trabalhadores que serão dispensados", enfatizou.

Uma das sugestões é remanejar os trabalhadores desmobilizados em Estreito para obras dos grandes empreendimentos que estão se instalando no Maranhão. Somente na Região sul do estado, espera-se o início das obras da fábrica de papel e celulose da Suzano, em Imperatriz; da fábrica de derivados de frango do Frigorífico Nato, em Balsas, dentre outras. Isso, além das obras da refinaria Premium em Bacabeira, da termelétrica de Miranda do Norte e do porto de Bacabeira. "Seria um desperdício deixar esses trabalhadores que foram qualificados e treinados durante as obras da hidrelétrica, ficarem de fora desse momento", comentou o gerente administrativo das obras, Eduardo Fahel.

O Consórcio Estreito de Energia (Ceste), concessionária da UHE, deverá disponibilizar o banco de dados de trabalhadores da obra da usina hidrelétrica para a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), que se responsabilizará pela articulação com os novos empreendimentos. "Dessa maneira, a desmobilização de trabalhadores em Estreito poderá contribuir de forma efetiva na contratação e participação de trabalhadores maranhenses na instalação dos grandes empreendimentos no Maranhão", explicou o secretário.

Recrutamento

A Secretaria de Trabalho e o Ceste estão planejando uma parceria para o melhor aproveitamento da Agência de Trabalho do Sine em Estreito. Referência em intermediação de mão-de-obra em todo o Brasil, as agências do Sine deverão participar mais ativamente do serviço de recrutamento e seleção de trabalhadores para a fase de instalação metal-mecânica da Usina Hidrelétrica de Estreito.

Nesta fase da construção, a necessidade de mão-de-obra especializada força o Consórcio a procurar por profissionais fora do Maranhão. "Infelizmente, este é um perfil profissional que não temos encontrado aqui nesta localidade", informou Fahel, durante reunião com o secretário. Heluy explicou que apesar da agência do Sine de Estreito não apresentar profissionais locais com este perfil, o sistema integrado de informações de emprego no Estado permite recrutar e selecionar trabalhadores em outras regiões do Estado. "A agência de São Luís, por exemplo, tem um grande quantitativo de profissionais habilitados e experientes nesta área profissional", declarou Heluy. "Recentemente, a Secretaria de Trabalho fez uma seleção desses profissionais para trabalhar na Termelétrica do Itaqui e conseguimos fechar um vasto banco de dados de profissionais com esse perfil", destacou.

Com as informações da Assessoria da UHE.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.