São Luís

Educação não racista é discutida em seminário da Seduc

Experiências educativas em relações etnicorraciais foi tema de um seminário nesta terça-feira.

Secom/Governo do Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h56

SÃO LUÍS - A discussão acerca das experiências educativas em relações etnicorraciais foi tema de um seminário promovido, nesta terça-feira (20), Colégio Militar 2 de Julho, pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Modalidades e Diversidades Educacionais e equipe técnica de Educação das Relações Etnicorraciais.

Com o subtema “construindo uma educação não racista”, os presentes puderam trocar experiências acerca das experiências educativas com base na Lei 10.639/03, realizadas pela formação de profissionais da educação para desenvolvimento das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações etnicorraciais e ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, ocorrida em novembro do ano passado.

“Esta é a culminância de um trabalho onde entregamos os kits do Projeto ‘A Cor da Cultura’, enviados pelo Ministério da Educação para todo o Estado, além de conhecer as ações que cada gestor realizou no nosso encontro no fim do ano passado”, esclareceu a representante da Equipe de Educação para relações etnicorraciais, Ilma Fátima.

Para o secretário de Educação, Anselmo Raposo, a Seduc tem o compromisso de disseminar a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio brasileiros. “O resgate da cultura negra não pode ser esquecida nas escolas. Os professores têm que mudar a realidade do preconceito por meio da educação”, afirma Raposo.

Segundo a superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais, Leonor Sabóia, os gestores e professores, presentes no encontro, atuam também como disseminadores da Lei 10.639/03. “Embora não seja tarefa fácil, apostamos no conhecimento para transformar a forma de se tratar a história e a cultura negra no Brasil”, disse.

Durante o evento, estudantes da escola 2 de Julho e do Centro de Ensino Manuel Beckman fizeram apresentações culturais acerca da cultura afro.

Prêmio

Outro foco do Seminário é divulgar o 5º Prêmio Educar para a Igualdade Racial, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das principais ações realizadas pela sociedade civil para promoção da igualdade etnicorracial na educação e considerado como importante instrumento para implementação da Lei Federal supracitada.

Podem participar do prêmio professores e gestores escolares que atuam nas modalidades de educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e anos finais) e ensino médio de escolas de todo o país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.