Taxa de inscrição

Paes 2018: Universidade Estadual do Maranhão divulga edital de isenção

  •  
  •  

Os interessados deverão preencher o formulário de solicitação no site até o dia 2 de junho.

0
Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Universidade Estadual do Maranhão (Uema). - Foto: Reprodução/Internet

SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou, nessa segunda-feira (8), o edital com procedimentos e as normas relativas à solicitação de isenção do pagamento referente ao valor da taxa de inscrição para os processos seletivos de acesso aos Cursos de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão – Uema, em especial o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES.

Excepcionalmente, para o ano de 2018, o Edital de Isenção abrangerá a seleção dos candidatos às vagas disponíveis dos cursos da área de atuação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UemaSul, em decorrência de ajuste consolidado por meio de aditivo ao Termo de Cooperação – Protocolo de Transição entre as Instituições de Ensino Superior.

Os alunos da rede pública de ensino, os declaradamente pobres e servidores da UEMA e UemaSul e seus dependentes legais, farão jus à isenção da taxa de inscrição referente aos processos seletivos de acesso aos Cursos de Graduação da UEMA.

Para obter o benefício da isenção, o aluno da rede pública deverá comprovar, no ato da inscrição, ter cursado os últimos cinco anos na rede pública de ensino no âmbito do Estado do Maranhão, cujo marco final de contagem será o ano de conclusão no Ensino Médio.

Os declaradamente pobres terão que comprovar renda familiar não superior a dois salários mínimos, mediante o envio de um dos seguintes documentos: a) comprovante(s) de renda familiar referente ao mês de janeiro ou fevereiro ou março de 2017, não superior a dois salários mínimos; b) conta de energia elétrica da residência familiar referente ao mês de janeiro ou fevereiro ou março de 2017, que comprove consumo médio mensal inferior a 100 kw/h; c) declaração do próprio requerente ao processo seletivo, de que atende ao requisito do caput deste artigo, firmada sob a advertência das penalidades decorrentes de falsa declaração (art. 299, do Código Penal Brasileiro).

Além do certificado de conclusão ou declaração expedida pelo diretor da escola, que já concluiu o ensino médio e que tenha validade de três anos consecutivos a partir da data da expedição, ou que esteja concluindo esse nível de ensino no ano de 2017.

Os interessados deverão preencher eletronicamente o formulário de solicitação de isenção e anexar a documentação necessária no site: www.uema.br/isencao até o dia 2 de junho de 2017.

Veja edital completo aqui

Avaliação da Solicitação

Todas as documentações serão conferidas e analisadas por uma equipe de triagem designada pela Divisão de Operação de Concursos Vestibulares – DOCV da Universidade Estadual do Maranhão.

No processo de análise da documentação apresentada pelo requerente, a equipe de triagem poderá, entre outras medidas, realizar visita domiciliar para comprovar as informações apresentadas antes do deferimento da solicitação de isenção.

Resultado

A UEMA divulgará a relação nominal de requerentes isentos do pagamento referente à taxa de inscrição no dia 30 de junho, em ordem alfabética, no endereço eletrônico: www.uema.br/isencao.

Leia outras notícias em imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, Snapchat, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no YouTube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2383.

plantão i

    enquete

    INTERAÇÃO

    Você acha justas as taxas de juros cobradas pelos bancos?

    PARTICIPAR VER PARCIAL

    redes sociais