Para Jovens e Adultos

Com 80 vagas abertas, cursos do IFMA abrem inscrições

Candidatos selecionados terão formação técnica em Agropecuária ou Cozinha.

Imirante.com, com informações do IFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26

MARANHÃO - Com 80 vagas abertas para novos alunos, os cursos técnicos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA - Campus Maracanã) são direcionados para pessoas fora da idade escolar, que têm apenas o Ensino Fundamental completo. Nessa modalidade, os estudantes concluem, além do Ensino Médio, a formação técnica em uma das duas opções disponíveis: Agropecuária ou Cozinha. As inscrições no processo seletivo são gratuitas e seguem até o dia 2 de fevereiro de 2017 - clique aqui para ter acesso ao edital.

Inscrições

Os candidatos podem se inscrever pela internet ou presencialmente na sala da equipe multiprofissional do campus, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Para se inscrever pela internet, é preciso enviar o material exigido pelo edital (questionário socioeconômico e formulário) para o e-mail eja.maracana@ifma.edu.br até as 23h59 do último dia de inscrições.

O critério de seleção será a análise do questionário socioeconômico, que considera aspectos como tempo fora da escola, idade e renda familiar per capita. O resultado do seletivo deverá ser divulgado no dia 7 de fevereiro de 2017.

Sistema de cotas

Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas vagas, metade serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio e a outra metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio. O Instituto reserva também, em cada curso, 5% das vagas para os candidatos com deficiência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.