Autismo

Imperatriz recebe programação de conscientização do Autismo

A programação segue o mês inteiro e visa conscientizar sobre a importância do diagnóstico e do tratamento.

Angra Nascimento / Imirante.com Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Durante todo o mês será realizada uma vasta programação.
Durante todo o mês será realizada uma vasta programação. (Foto: divulgação)

IMPERATRIZ – Tiveram início nessa segunda-feira, 1º, em Imperatriz, as atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta terça-feira, 2. A programação segue o mês inteiro para conscientizar sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce dos sintomas.

Durante todo o mês será realizada uma vasta programação, que tem como finalidade, mobilizar e alertar as famílias fiquem atentas aos sinais, para que o tratamento seja realizado ainda nos primeiros anos de vida.

É importante ressaltar que o Autismo é um transtorno mental onde os sintomas se apresentam nos primeiros anos da infância, sendo que principal dificuldade é demonstrar interação afetiva e na comunicação. “Por isso, é importante a mobilização em torno reais perspectivas de tratamento e conscientização por meio da disseminação de informações sobre o autismo", enfatizou, Dândara Torres de Oliveira, coordenadora do Caps IJ.

Dentre as características comuns do diagnóstico de autismo estão a hiperatividade ou muita passividade, choro ou risadas inadequadas, dificuldade em lidar com alterações de rotina, fala ruim ou ausência de fala, falta de consciência do perigo, dificuldade em se relacionar com crianças da mesma idade, sensibilidade a alguns sons, apego a objetos diferentes ou brinquedos de forma incomum.

Programação

Dia 3 às 9h - Atividade psicomotora infantil para 20 crianças, pacientes do CAPS IJ na academia na hora do recreio;
Dia 6 a partir das 7h30 - Caminhada em prol da conscientização do Autismo, concentração na praça de Fátima.
Dia 7 às 9h - Missa em Ação de Graças em prol do mês de Conscientização do Autismo no Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na rua São Paulo, bairro Entroncamento.
Dia 13 das 13h às 17h – Piquenique com pais e familiares de crianças e adolescentes com autismo no 50 BIS.
Dia 22 - Cinema - Cine Star no Tocantins Shopping.
Dia 26 das 8h30 às 12h - Capacitação em Saúde Mental: Autismo em discussão no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Semus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.