Contas de janeiro

Economista sugere planejamento para superar contas deste início de ano

A ideia é planejar o pagamento do que é prioridade e essencial.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
O economista Enáas Rocha sugere planejamento como prioridade.
O economista Enáas Rocha sugere planejamento como prioridade. (Foto: Reprodução/Internet)

IMPERARTIZ – Com janeiro chegam contas como matrículas e material escolar, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que se somam as contas cotidianas. Diante desse cenário o que fazer para equilibrar os gastos?

O economista Enéas Nunes Rocha tem algumas dicas valiosas, que começam pelo planejamento.

“A primeira coisa é o planejamento. Aquele que não fez o planejamento precisa agora elencar todas as suas prioridades, - aquilo que é indispensável e não pode deixar de pagar como exemplo o IPVA,IPTU, material escolar, energia, água, telefone e alimentação -, pois todos não podem deixar de ser pagos”, sugeriu o especialista.

Enéas Rocha acrescentou que após o pagamento de todas as contas obrigatórias é que a pessoa pode partir para os desejos e, por último, os sonhos.

“Às vezes a pessoa tem o desejo de trocar de celular, isso pode ser postergado (adiado). Agora quando sobrar os recursos, depois de todas as obrigações, a pessoa vai para os desejos e dos desejos aos sonhos. Sonhos como de trocar de carros, entre outros, mas somente depois que ela cumprir seus obrigações e necessidades, e aí ela deve ir para uma poupança”, sugeriu o especialista que arrematou: “Se nós fizermos assim, tivermos as finanças organizadas, consequentemente, vamos ter poupança no futuro para novos investimentos”.

Enéas Nunes, que doutor em desenvolvimento sustentável, desaconselhou a compra de produtos em várias parcelas e lembrou que este é o momento de buscar as promoções pós vendas de fim de ano que devem continuar até o mês de abril.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.