Educação

Exame em Língua Portuguesa abre inscrição nesta quinta-feira

Os candidatos poderão se inscrever até o dia 2 de março no site do Celpe-Bras.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35

BRASIL – Começam, nesta quinta-feira (11), as inscrições para a primeira edição de 2016 do exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Os candidatos poderão se inscrever até as 23h59 do dia 2 de março no site do Celpe-Bras.

Para que a inscrição seja validada, é necessário seguir três etapas. A primeira consiste no preenchimento correto de todos os dados solicitados na ficha de inscrição, realizado exclusivamente via internet. Já a segunda incide no pagamento da taxa de inscrição. E a terceira etapa está relacionada à entrega da documentação de identificação atual e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, até o dia 4 de março.

O coordenador do posto aplicador terá até as 23h59 de 9 de março para a realização da homologação das inscrições, pela internet, por meio de sistema eletrônico do Inep. As provas serão realizadas entre 26 e 28 de abril, em 25 postos aplicadores credenciados no Brasil e em 65 no exterior.

Podem participar do exame candidatos estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil e no exterior, cuja língua materna não seja o português, com no mínimo 16 anos completos na data do exame. A escolaridade mínima deve ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

As provas terão avaliações orais e escritas. Na parte escrita, haverá duas tarefas que integram compreensão oral e produção escrita, além de duas que integram leitura e mais uma produção escrita. A avaliação oral compreende atividade de interação face a face, com duração de 20 minutos. O candidato terá de conversar sobre tópicos do cotidiano e de interesse geral, por exemplo.

De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não obterá a certificação. Os resultados da primeira edição serão divulgados no Diário Oficial na data provável do dia 15 de julho.

O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido e aceito oficialmente em empresas e instituições de ensino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.