Educação Profissional

Senar vai ofertar mais de 21 mil vagas pelo Pronatec

O curso de Bovinocultor de Leite é o primeiro na lista de oferta, com 1.892 vagas.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39

BRASIL – Em todo o Brasil, foram homologadas quase 200 mil vagas para cursos técnicos e de formação inicial e continuada que serão ofertadas por todas as instituições que compõem a rede ofertante. Desse total, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é a terceira instituição com o maior número, totalizando 21.645 vagas.

O curso de Bovinocultor de Leite é o primeiro na lista de oferta, com 1.892 vagas, representando 8,7% das capacitações demandadas para o Senar. Em seguida, vem os cursos de Horticultor Orgânico, com 1.823 vagas; Agricultor Orgânico, com 1.280 vagas; e Agricultor Familiar, com 1.005 oportunidades.

“Com sua intensa capilaridade, o Senar consegue chegar aos municípios mais distantes para realizar essas capacitações. Em 2012, realizamos cursos do Pronatec em 609 municípios; em 2013, em mais 810 e em 2014 foram mais 965 municípios atendidos. Já neste segundo semestre, serão mais 616 comunidades”, destacou a chefe do Departamento de Educação Profissional de Senar, Andréa Barbosa Alves.

Ocorre, em Brasília, o Encontro Nacional de Gestores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Mais de 60 profissionais de 22 Estados mais o Distrito Federal estão discutindo medidas para alinhar as ações da segunda fase do programa.

Os participantes também compartilham conhecimentos sobre projetos pedagógicos e tratam da pactuação de cursos para este segundo semestre de 2015. Os gestores do Pronatec e responsáveis pelos setores administrativos e financeiros nas administrações regionais receberam um material contendo que vai servir para consulta e para padronizar os processos de execução das capacitações nos Estados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.