Capacitação

Curso capacitará profissionais de saúde tocantinos

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

IMPERATRIZ - Conhecer as ações de Vigilância Sanitária é o foco principal do curso de Capacitação e da oficina para elaboração da Programação Anual de Visa. Mais de 50 profissionais das Vigilâncias Sanitárias Municipais receberão o treinamento, que começou segunda-feira e se estenderá até amanhã, no auditório da Secretaria de Saúde de Imperatriz (Semus), localizada na Avenida Dorgival Pinheira de Sousa, esquina com Coriolano Milhomem, Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Entre os assuntos debatidos estão os medicamentos, alimentos, licenciamento sanitário, Sistema Nacional de Informação em Vigilância Sanitária (Sinavisa), ações de educação e mobilização no contexto da Vigilância Sanitária, uso da comunicação em Vigilância Sanitária, além da oficina para elaboração da Programação Anual de Vigilância Sanitária (PAVS).

A Suvisa disponibilizou três vagas para os profissionais da Vigilância Sanitária de cada município. A exigência mínima de presença para recebimento do certificado será de 80%.

O curso é oferecido pela Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde e executado pela Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

"A qualificação e atualização do conhecimento na área das ações de vigilância sanitária são extremamente necessárias. Nossas legislações sofrem mudanças contínuas por meio das Resoluções de Diretoria Colegiada (RDC). O profissional tem que estar sempre se atualizando para oferecer um trabalho de qualidade à população de seu município", observou o superintendente de Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Jessé Gonçalves.

Paralelamente ao curso, a Vigilância Sanitária Estadual realizará treinamento sobre a Resolução (RDC) 20/2011 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Projeto Visa (Vigilância Sanitária) nas Escolas e Visa Itinerante.

Resolução

O evento da RDC nº 20, de 5 de maio de 2011, que revogou todas as resoluções anteriores sobre o tema, visa esclarecer as principais dúvidas apresentadas após a publicação da norma quanto aos procedimentos relativos à dispensa e controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição médica, isoladas ou em associação.

Na Escola Municipal Pedro Abreu, os alunos conhecerão melhor o trabalho desenvolvido pelos profissionais de Vigilância Sanitária, de forma lúdica, por meio de um grupo de teatro, que se apresentará às 10h, com os seguintes temas: higiene corporal, alimentação saudável e uso correto de medicamentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.