CODÓ
Oportunidades

IFMA oferta 120 vagas em cursos técnicos para adultos

  •  
  •  

A idade mínima para ingressar nos cursos do Proeja é de 18 anos.

0
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente na sede do campus, no período de 30 novembro a 14 de dezembro.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente na sede do campus, no período de 30 novembro a 14 de dezembro. - Foto: Reprodução

CODÓ - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Codó abriu inscrições para os cursos de educação profissional técnica de nível médio na forma integrada ao ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ano de 2017 - clique aqui e veja o edital.

Número de vagas e inscrições

São ofertadas 120 vagas no turno noturno, para os cursos: Técnico em Agroindústria, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Comércio. Além da formação profissional técnica, os alunos cursam o ensino médio, de forma integrada, no período de três anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente na sede do campus, no período de 30 novembro a 14 de dezembro, das 8h as 11h, das 14h às 17h e das 18h30 as 20h, de segunda à sexta-feira.

Requisitos

A idade mínima para ingressar nos cursos do Proeja é de 18 anos (até a data da matrícula) e não há limite máximo de idade. O pré-requisito é ter concluído ou esteja concluindo, em 2016, o ensino fundamental.

Local de inscrição

O Campus Codó está localizado no Povoado Poraquê, S/N, Zona Rural, Codó-MA, CEP: 65400-000. O telefone para contato é (99) 3669-3000.

Documentos exigidos para a inscrição

original e cópia da Carteira de Identidade (RG), ou Carteira Profissional, ou Carteira Nacional de Habilitação ou qualquer outro documento oficial com foto;

original e cópia do CPF;

original e cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, ou Declaração original (com data a partir de novembro/2016) de que está cursando a última série/ano do ensino fundamental no ano letivo de 2016;

original e cópia da conta de energia elétrica de sua residência, recebida no 2º semestre de 2016 e declaração emitida pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), caso a residência do candidato não consuma energia elétrica.

Seleção

O Campus Codó divulgará, no dia 19 de dezembro de 2016, na portaria do campus, a relação dos candidatos selecionados para entrevista, em até três vezes o número de vagas, de acordo com a pontuação obtida no questionário socioeconômico.

O resultado final do seletivo será divulgado no site www.ifma.edu.br e nas dependências do Campus Codó no dia 16 de janeiro de 2017, em listas por curso explicitando os classificados por sistema de cotas e ampla concorrência.

Cotas

Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública (Lei nº 12.711/2012). E, dessas vagas, 50% (25% do total de vagas) serão reservados aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) per capita, sendo garantido o percentual de 77% (IBGE) destas vagas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Outros 50% (25% do total de vagas) serão reservados aos candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) per capita, sendo garantido o percentual de 77% (IBGE) destas vagas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Em cada curso, 5% das vagas serão destinadas aos candidatos com deficiência que se enquadrem nas condições estabelecidas em lei.

Leia outras notícias em imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, Snapchat, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no YouTube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2383.

plantão i

    enquete

    PARTICIPE!

    Na sua opinião, qual é o maior problema de São Luís, atualmente?

    PARTICIPAR VER PARCIAL

    redes sociais