Educação superior

Período de inscrições para o Prouni termina neste sábado (1º)

MEC oferta 252.534 bolsas pelo programa, maior número da história para um primeiro semestre.

Imirante.com, com informações do Ministério da Educação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
As inscrições devem ser realizadas do site do programa.
As inscrições devem ser realizadas do site do programa. (Foto: Reprodução)

BRASIL - Buscando uma bolsa em universidades privadas? Fique atento: as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) terminam neste sábado, 1º de fevereiro. Ao todo, são 252.534 bolsas ofertadas — maior quantidade já registrada para o primeiro semestre —, sendo 122.432 integrais (100%) e 130.102 parciais (50%). As inscrições devem ser realizadas do site do programa.

Para se candidatar, o estudante deve informar o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e a senha usada no exame. No momento da inscrição, o candidato faz, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. O participante com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Podem participar do processo seletivo do ProUni estudantes brasileiros que não possuam diploma de curso superior e tenham participado da edição de 2019 do Enem, tendo obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do exame e nota superior a zero na redação.

Os outros requisitos para tentar uma das bolsas são:

ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
ser pessoa com deficiência; ou
ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Neste último caso, não é necessário comprovar renda.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.


O programa

O Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.