Enem 2019

Candidatos que se sentiram prejudicados podem pedir nova prova

Inep vai dar a resposta às solicitações ainda em novembro.

Divulgação/MEC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
O pedido deve ser feito pela Página do Participante, dentro do site do Enem.
O pedido deve ser feito pela Página do Participante, dentro do site do Enem. (Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - Atenção, participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que se sentiram prejudicados por problemas logísticos durante a realização da prova. Abriu nesta segunda-feira (11) e vai até a próxima (18), o prazo para solicitar a reaplicação do exame.

O pedido deve ser feito pela Página do Participante, dentro do site do Enem. Ainda em novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do exame, vai conceder ou negar o direito à nova oportunidade de realizar a prova. A reaplicação será nos dias 10 e 11 de dezembro.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, ressalta a importância de o candidato entrar com a solicitação. “O participante pode ficar em dúvida se o caso dele vale ou não. A minha dica é: solicite. O Inep vai avaliar os pedidos caso a caso”, explica.

Para o Inep, problemas logísticos são casos excepcionais:

  • desastres naturais: que prejudiquem a aplicação do exame, devido ao comprometimento da infraestrutura do local);
  • falta de energia elétrica: que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural);
  • falha de procedimento de aplicação que cause comprovado prejuízo ao participante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.