Ensino Superior

Resultado do Sisu 2019 já está disponível na internet

Aqueles que foram selecionados devem fazer a matrícula nas instituições de ensino, no período de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Ao todo, o Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas.
Ao todo, o Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas. (Foto: divulgação)

BRASÍLIA - O resultado do Sistema de Seleção Unificada ( Sisu ) já pode ser conferido. A consulta pode ser feita na página do processo seletivo, no Boletim do Candidato, nas instituições de Ensino e também na Central de Atendimento do MEC e pelo aplicativo. Os estudantes que não foram selecionados podem participar da lista de espera a partir de amanhã (29).

O total de inscritos corresponde a 51% do total de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2018, e estavam habilitados a participar da seleção, percentual compatível com a média das edições anteriores.

A decisão do MEC em prorrogar as inscrições trouxe tranquilidade ao processo, garantindo que todos os candidatos tivessem a oportunidade de fazer a seleção, não havendo prejuízo a nenhum estudante.

A realização das matrículas junto às Instituições de Ensino Superior (IES) deverá ser feita entre os dias 30 de janeiro até 4 de fevereiro. Os estudantes também devem ficar atentos aos editais de matrícula publicados pelas próprias instituições de ensino onde os cursos são ofertados. Nesta edição, 235 mil vagas estão sendo ofertadas em 129 instituições públicas de todo o país.


Lista de espera


A lista de espera será disponibilizada para os estudantes não selecionados na primeira opção. Neste caso, é necessário manifestar interesse no site do SiSU entre 29 de janeiro e 05 de fevereiro. O resultado será divulgado a partir de 07 de fevereiro e a orientação do Ministério da Educação (MEC) é que o candidato procure a instituição para verificar se foi aprovado.


A participação na lista de espera também inclui as modalidades de ampla concorrência, reserva mínima de 50% das vagas para estudantes de escolas públicas, entre outras formas de ações afirmativas.


Outras oportunidades


Outra chance para ingressar em uma graduação é através do Programa Universidade para Todos ( Prouni ). Na próxima quinta-feira (31), começam as inscrições para o programa. Os interessados podem se candidatar às bolsas de estudo até o dia 03 de fevereiro. Os aprovados podem ser contemplados com bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em cursos não gratuitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.