Anac

CNH eletrônica passa por processo de validação pelas empresas aéreas

Para embarque, passageiros devem portar outro documento com validade nacional.

Imirante.com, com informações da Anac

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
Em caso de dúvidas, os passageiros devem procurar a empresa aérea.
Em caso de dúvidas, os passageiros devem procurar a empresa aérea. ( Foto: Divulgação)

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, nesta quarta-feira (20), aos passageiros do transporte aéreo que a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CHN-e) ainda não está sendo aceita como documento de identificação para embarque em voos domésticos.

Leia também:

Anac: a cada 100 mil passageiros, menos de 11 apresentaram reclamação contra empresas aéreas

Transporte aéreo de passageiros tem aumento de 7,8% em outubro, diz Anac

Para evitar transtornos, a Anac orienta que os passageiros portem outro documento de identificação além da CNH-e, para que evitem filas e eventuais problemas durante o procedimento de embarque e identificação. Em caso de dúvidas, os passageiros devem procurar a empresa aérea.

A CNH-e foi instituída pela Portaria 184/2017 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e já está disponível no Distrito Federal, Paraná, Alagoas e Goiás. A CNH-e deverá ser instituída nos demais Estados brasileiros até 1º de fevereiro de 2018.

O novo documento possui um QR Code, onde estão armazenadas as informações da CNH impressa, inclusive com a foto do condutor e a assinatura digital da autoridade de trânsito. Para a autenticação do documento digital, será necessária a leitura do QR Code. Em razão disso, a Anac solicitou das empresas aéreas a avaliação do tempo necessário para implantação da nova tecnologia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.