Enem 2017

Vai fazer o segundo dia de Enem? Confira 10 dicas para garantir seu sucesso

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou 10 dicas para os candidatos.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
No Maranhão, os portões serão fechados às 12h.
No Maranhão, os portões serão fechados às 12h. (Foto: Reprodução)

BRASIL - Neste domingo (12), estudantes de todo o País vão encarar o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, quando serão aplicadas questões de ciências da natureza e matemática. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou 10 dicas para você não ter problemas na hora da prova:

LEIA TAMBÉM:

Portões de locais de prova do Enem serão fechados às 12h, no Maranhão

Documentação

Lembre-se de levar documento de identificação oficial com foto: sem ele, você não poderá entrar nos locais de prova. Pode ser sua carteira de identidade, passaporte ou carteira de motorista. Carteirinha de estudante, entre outros, não são válidos.

Caneta

Para preencher a prova, leve apenas uma caneta de tinta preta revestida com material transparente. Lápis ou canetas de outras cores não serão permitidos.

Local e horário das provas

As provas serão no mesmo local e horário que no último domingo. De acordo com o Inep, é importante ter atenção quanto às variações de fuso horário e horário de verão. Todos os portões serão fechados às 13h, conforme horário de Brasília. Saia de casa com antecedência suficiente, para garantir que nenhum problema com o trajeto, transporte e outros imprevistos provoquem atrasos que te farão perder as provas.

Assinatura

Não se esqueça de assinar o cartão-resposta e transcrever a frase que está no caderno de questões para este mesmo cartão-resposta. Segundo o Inep, essa é uma importante medida de segurança, que permite a análise grafológica da prova.

Folha de resposta

Uma das novidades do Enem este ano é o encarte da folha de resposta no caderno de questões. O Inep explica que o candidato precisa destacar esta folha e entregar ao chefe de sala.

Porta-objetos

Celulares, relógios, calculadoras, bonés, óculos escuros, borracha e lápis e todos os outros objetos que você levar consigo deverão ser colocados em uma embalagem que permanecerá lacrada até o final da prova.

Cuidado: se o fiscal de sala verificar algum item além da caneta preta na mesa, o candidato poderá ser eliminado.

Lanches

É permitido levar lanches, mas biscoitos e salgadinhos, por exemplo, devem estar lacrados na embalagem original.

Declaração

Se precisar de declaração de comparecimento ao Enem, imprima o documento na página do participante antes da prova.

Atendimento especial

Se precisar de algum atendimento especializado ou específico mas não registrou isso no momento da inscrição ligue no 0800-616161 e solicite o atendimento.

Edital

Verifique novamente o edital antes da prova. Qualquer dúvida ou esclarecimento junto ao Inep poderá ser atendido por meio da central de atendimento 0800-616161 até as 18h deste sábado (11) ou pela página eletrônica do Enem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.