Jornada parlamentar

Inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro encerram-se na sexta

Programa é voltado para aluno do ensino médio ou técnico, entre 16 e 22 anos.

Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
Os interessados devem elaborar um projeto de lei.
Os interessados devem elaborar um projeto de lei. (Foto: Agência Câmara)

BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados encerra nesta sexta-feira (9) as inscrições para a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O programa simula uma jornada parlamentar, na qual estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal. A iniciativa é realizada pela Casa desde 2004 como forma de envolver adolescentes brasileiros em discussões sobre política e cidadania.

Para participar do PJB, é necessário ser aluno do ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos.

Os interessados devem elaborar um projeto de lei que proponha mudanças para melhorar a realidade do País. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional.

A proposta deve ser enviada com a ficha de inscrição e com toda a documentação necessária à Secretaria de Educação do estado do estudante, na forma prevista no Manual de Procedimentos do PJB 2017, até sexta-feira.

Realização

O evento será realizado de 25 a 29 de setembro de 2017, na Câmara dos Deputados. Serão selecionados 78 projetos. O número de representantes por estado e Distrito Federal é distribuído de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.