É Tudo Verdade

Festival anuncia programação de sua 19ª edição

Nesta edição, serão exibidos 77 títulos de 26 países, sendo 34 brasileiros.

Divulgação/MinC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

BRASÍLIA - Foi anunciada nessa última quarta-feira (12) a programação do É Tudo Verdade 2014 – 19º Festival Internacional de Documentários, que acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília e Belo Horizonte entre abril e julho deste ano, sempre com sessões gratuitas. Nesta edição, serão exibidos 77 títulos de 26 países, sendo 34 brasileiros.

A produção nacional está distribuída entre as competições brasileiras de curtas e longas-metragens; a mostra em homenagem a Helena Solberg, que exibirá 8 obras realizadas pela cineasta e o longa "As Aventuras de Helena ‐ Para o É Tudo Verdade", versão especial do programa sobre Helena Solberg, dirigido por Betse de Paula; homenagens especiais a Eduardo Coutinho e Leon Hirszman; em mostras e sessões especiais; na seção O Estado das Coisas, dedicada a documentários com temas da atualidade; e na sessão de abertura da mostra no Rio de Janeiro, com a exibição, em première mundial de "Tudo Por Amor ao Cinema", de Aurélio Michiles, cinebiografia de Cosme Alves Netto, curador da Cinemateca do MAM-Rio.

Entre os destaques nacionais da programação estão os longas "O Mercado de Notícias", novo filme de Jorge Furtado, com um olhar crítico sobre a imprensa brasileira; e "Dominguinhos", de Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar, recheado de imagens raras do sanfoneiro pernambucano.

A Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens apresentará sete filmes – seis premières mundiais e uma première brasileira, que concorrem ao Prêmio CPFL Energia - É Tudo Verdade, no valor de R$ 110 mil, e ao troféu criado pelo artista plástico Carlito Carvalhosa. Nove filmes, sendo seis inéditos, compõem a Competição Brasileira de Curtas-Metragens, cujo vencedor receberá prêmio no valor de R$ 10 mil, além do troféu É Tudo Verdade.

O Festival É Tudo Verdade acontece entre os dias 03 e 13 de abril, em São Paulo, e simultaneamente, no Rio, entre 04 e 13. Em Campinas, o evento vai de 22 a 24 de abril; em Brasília de 30 de abril a 04 de maio; e em Belo Horizonte de 24 a 27 de julho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.