Intenção de consumo

Pesquisa aponta que presentes natalinos serão mais ''robustos'' em São Luís

Levantamento da Fecomércio pontua que 40,9% sinalizam a compra de pelo menos dois produtos para presentear no Natal

Imirante.com

- Atualizada em 26/03/2022 às 18h59
Número de produtos que os consumidores pretendem adquirir para presentear neste Natal cresceu
Número de produtos que os consumidores pretendem adquirir para presentear neste Natal cresceu (Paulo Soares)

A comemoração natalina das famílias de São Luís pretende ser a mais robusta dos últimos dois anos. Com uma cesta de presentes maior, a Pesquisa de Intenção de Consumo para o Natal 2021, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), mostrou que o ludovicense não pretende economizar no momento das compras dos mimos de fim de ano.

Neste ano, a sacola do Papai Noel virá mais ‘gordinha’ do que aquela apontada pelo levantamento realizado em 2019. O número de produtos que os consumidores pretendem adquirir para presentear neste Natal cresceu e será um destaque positivo que vai favorecer na movimentação da economia local.

O levantamento da Intenção de Consumo para 2021 pontua que 40,9% dos entrevistados sinalizaram a compra de pelo menos dois produtos para presentear no dia de Natal. A boa notícia é que outros 22,7% também pretendem adquirir pelo menos três itens, isso corresponde, respectivamente, a um aumento 12,9% e 9,7%, na comparação com a pesquisa de 2019. Neste ano, o preço médio por presente será de R$ 182,00, e o consumidor gastará R$ 70,00 a mais, na comparação com o último dado levantado.

“Em 2020, o Natal foi muito prejudicado pela pandemia, afastando as pessoas em prol da saúde. Isso teve um impacto significativo na economia local, o que não deve ser visto em 2021. A reaproximação das pessoas nesta data tão especial vai favorecer a retomada econômica, já visando 2022.”, pontua o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro.

Consumo por renda

Em relação à renda, a porcentagem de consumidores por renda familiar mensal que irá comprar algum produto para presentear é mais otimista entre aqueles que ganham de 3 e 6 salários-mínimos, correspondendo a 70,7% entrevistados. Famílias que ganham mais de 6 salários-mínimos correspondem a 55,1% dos que irão presentear no dia 25 de dezembro. Já aquelas com renda familiar menor a 3 salários-mínimos compõem 54,3% dos consumidores que desejam presentear neste Natal.

Mesmo com um cenário adverso, dado o aumento dos preços em decorrência da inflação que já ultrapassa dois dígitos em São Luís, não há previsão de retração do consumo para data natalina, permitindo que o empresariado tenha melhores garantias do escoamento de seus produtos.

Melhor dia para comprar

Ainda sobre o perfil do consumidor, destaca-se que sábado tem sido o principal dia escolhido para realização das compras por 24,60% dos entrevistados, diferentemente de 2019 em que 24% declararam não ter um dia certo para comprar, ficando este em segundo lugar. A escolha de fatia considerável dos consumidores por este dia dá-se por ser um dia de folga.

A sexta-feira também foi apontada por boa parte dos consumidores como um dia propício às compras natalinas e ocupou o 3º lugar no ranking dos entrevistados ficando no patamar de 16,4%.

Metodologia

A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Natal 2021 foi realizada entre os dias 10 e 13 de novembro de 2021, no município de São Luís, com a aplicação de 740 questionários, nos mais diversos pontos da cidade. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro estimada em 3,6% para mais ou para menos. O público-alvo desta pesquisa foram os consumidores com idade igual ou superior a 18 anos, que possam reproduzir o perfil de consumo local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.