(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Flávio Dino faz sua escolha, mas aliados não aceitam

Governador reuniu representantes de 13 partidos de sua base de apoio para anunciar preferência pessoal pelo vice-governador Carlos Brandão (PSDB), mas acabou não convencendo todos pelo apoio à pré-candidatura do tucano

Imirante

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Flávio Dino falou, nas redes sociais, de sua preferência por Brandão, mas deu mais tempo para aliados deliberarem
Flávio Dino falou, nas redes sociais, de sua preferência por Brandão, mas deu mais tempo para aliados deliberarem (Reprodução/redes sociais)

Depois de uma expectativa grande sobre a esperada escolha do nome do governador Flávio Dino (PSB) para a disputa pelo Palácio dos Leões no próximo ano, pouco se avançou na reunião que o socialista fez com aliados de 13 partidos.

Logo no início da reunião, Flávio Dino falou de sua preferência pelo vice-governador Carlos Brandão (PSDB) por “ser o candidato natural” ao governo. Mesmo expressando sua preferência, Dino usou a democracia para justificar sua posição, ou seja, deu mais dois meses para os aliados -que não são mais tão aliados assim – se posicionarem sobre sua proposta de apoio a Brandão.

Na prática, na mudou no grupo dinista. A preferência por Carlos Brandão, Flávio Dino já vinha demonstrando a cada evento oficial que os dois estavam juntos.

Os aliados de Carlos Brandão esperavam, na verdade, que Flávio Dino o anunciasse como o seu candidato ao governo e “despachasse” os que não quisesse acompanhar a decisão. Leia-se como despachar, tirar os espaços políticos no governo e consolidar o racha que vem se desenhando desde a disputa pela Prefeitura de São Luís em 2020.

Mas Dino preferiu dá mais tempo e tentar manter o seu grupo unido. Fica a dúvida quanto a estratégia do governador. Será que os ainda aliados deram esperança de mudar o curso do foguete e aderir a ideia proposta por Flávio Dino?

Ou será que a preferência do governador pode mudar em janeiro de 2022 se a maioria não aceitar sua sugestão para a disputa pelo governo estadual no próximo ano?

Na reunião desta segunda-feira, 29, ficou claro que a maioria dos aliados não aceitou a preferência pessoal de Dino para as eleições do próximo ano.

Sem recuo

A decisão de Flávio Dino agradou, na verdade, o senador Weverton Rocha (principalmente ele que não recuou da decisão de ser o candidato do grupo) e os secretários Felipe Camarão (PT) e Simplício Araújo (SD).

Os dois últimos já anunciavam que o ideal para o grupo dinista seria deixar a decisão para o próximo ano.

Na reta final com a sinalização de que o martelo a favor de Carlos Brandão seria batido, Weverton Rocha passou a defender o adiamento da decisão também.

Mais tempo

Flávio Dino não deixou Carlos Brandão desamparado. Ele manifestou oficialmente sua preferência pelo tucano.

O que os palacianos dizem é que este tempo a mais que Flávio Dino concedeu aos aliados é o período que ele mesmo precisa para trazer aliados “desunidos” de volta.

Dino já tinha iniciado as conversas (que foram mais intensas neste último fim de semana) para manter o máximo de sua base unida em 2022.

Grupo unido

Sobre as conversas do fim de semana, a reunião no Palácio dos Leões deixou claro que não houve grandes defecções do subgrupo do senador Weverton Rocha.

Na saída da reunião da segunda-feira, 29, o pedetista fez questão de ressaltar que na reunião ele tinha deputados federais e estaduais, a senadora Eliziane Gama (Cidadania) e também o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), ao seu lado.

A fala de Rocha deixa claro que ele manteve os aliados mais próximos junto do seu projeto político para 2022.

Mesmo com o anúncio de preferência pela candidatura de Carlos Brandão, Flávio Dino não convenceu o seu grupo para unir forças para 2022.

A expectativa agora é que Brandão mude de partido – deixou o ninho tucano e vá para o PSB – e assim consiga o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o seu PT.

Esta possível saída de Carlos Brandão do PSDB já tem até justificativa que é o resultado das prévias tucanas a favor do governador de São Paulo, João Dória, para a disputa pela Presidência da República.

Útil e agradável

Carlos Brandão havia anunciado que estava apoiando o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

O tucano foi até Brasília votar nas prévias do primeiro fim de semana para garantir vitória do aliado.

Mas como não veio, Carlos Brandão vai unir o útil ao agradável e deixar o PSDB e buscar um partido que ele consiga ter o PT ao seu lado no Maranhão.

Redes sociais

Logo após o encontro, os outros três pré-candidatos do grupo dinista reafirmaram suas posições de manter a caminhada na disputa pelo Palácio dos Leões.

Simplício Araújo – que não reunião não quis recuar de sua posição quanto pré-candidato – disse que mantém sua posição e que a reunião vai ser avaliada pelo Solidariedade.

A mesma postura teve Felipe Camarão que disse que segue sua caminhada e que a Executiva estadual petista vai avaliar o encontro do grupo dinista e a posição de Flávio Dino.

E mais:

- Nas redes sociais, Weverton Rocha reafirmou sua candidatura ao governo estadual e falou em diálogo em busca da unidade do grupo de Flávio Dino.

- A primeira pessoa a levantar a divergência quanto a postura de Flávio Dino foi a senadora Eliziane Gama que disse discordar da escolha e pediu que os aliados tivessem tempo para deliberar.

- Até o secretário de Cidades, Márcio Jerry, concordou com o tempo a mais para definição de candidatura do grupo. O comunista, no entanto, garantiu que apoia a decisão do governador lFávio Dino.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.