Gás natural

Seinc destaca importância da implantação de terminal de GNL no Maranhão

Secretário Simplício Araújo pontuou que o Governo segue atuando com a Eneva objetivando o aumento da oferta de gás

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 19h03
Secretário Simplício Araújo em reunião com representantes da Eneva para tratar do projeto do terminal de GNL
Secretário Simplício Araújo em reunião com representantes da Eneva para tratar do projeto do terminal de GNL (Divulgação)

O secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, recebeu com otimismo o anúncio da Eneva, de uma parceria com a Servtec Investimentos e Participações, para a implantação de um terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto do Itaqui (ou imediações), em São Luís.

Simplício Araújo pontuou que o Governo do Estado segue atuando com a Eneva objetivando o aumento da oferta de gás no Maranhão, e o primeiro passo foi dado com esse anúncio.

“Ao longo da nossa gestão, temos realizado importantes diálogos com a Eneva, sempre pensando na expansão da cadeia produtiva do gás no estado. Esse anúncio feito pela empresa e pela Servtec demonstra que estamos no caminho certo, rumo a um maior desenvolvimento do Maranhão”, ressaltou o secretário.

A previsão é que as empresas montem uma joint venture na qual a Eneva teria 51% do total de ações e a Servtec deterá os 49% remanescentes. Em nota, a Eneva afirmou que a decisão final de investimento no terminal está condicionada “à conclusão das avaliações e à obtenção das devidas licenças e autorizações para a implantação do projeto”.

De acordo com o anúncio da empresa, o acordo de cooperação prevê, ainda, o direito de exclusividade até 30 de dezembro de 2022 – após tal data, de primeira recusa até 30 de dezembro de 2023, será liberado à empresa para desenvolver, gerenciar e explorar o terminal de GNL em conjunto com a Servtec.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.