(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

CPI do transporte público na Câmara de São Luís é apenas questão de tempo

Mesa Diretora da Casa deve instalar CPI para investigar contratos de empresas de transportes com o município

Ronaldo Rocha / Núcleo de Política

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Câmara Municipal vai instalar CPI dos Transportes
Câmara Municipal vai instalar CPI dos Transportes (Leonardo Mendonça)

SÃO LUÍS - Tem amadurecido na Câmara Municipal de São Luís, a discussão entre os vereadores para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público da capital.

O colegiado deverá analisar os contratos de prestação de serviços formalizados entre as empresas e o município, no bojo da licitação dos segmento ocorrida em 2016.

São duas as propostas de CPI formalizadas no Legislativo Municipal.

A primeira foi apresentada pelo vereador Francisco Carvalho (PROS) e a segunda pelo vereador Marquinhos (DEM).

Os dois parlamentares conseguiram reunir o número de assinaturas o suficiente e reivindicam a instalação das respectivas comissões.

Ocorre que apenas uma proposta vai prosperar.

À coluna, o presidente da Câmara Municipal, vereador Osmar Filho (PDT), admitiu que após análise preliminar, foi possível verificar que os dois pedidos são de mesmo teor. Por causa disso, apenas uma CPI pode ser instalada, e não duas.

Osmar Filho aguarda a manifestação oficial da Procuradoria da Casa, para poder dar prosseguimento aos trabalhos. É possível haver uma composição entre os dois vereadores que apresentaram as propostas de mesmo teor.

Independentemente da decisão que for tomada pela Mesa Diretora da Casa, um entendimento parece já consolidado na Câmara: haverá uma CPI para investigar o setor dos transportes públicos.

Ao que tudo indica, portanto, trata-se apenas de questão de tempo para que haja a abertura da caixa-preta do transporte público de São Luís.

Cobrança

O deputado estadual Wellington do Curso afirmou que o governador Flávio Dino é "inimigo do servidor público" do Maranhão.

Wellington cobra de Dino, o reajuste salarial para os servidores do estado.

Ele lembra que o último reajuste foi concedido há sete anos, na gestão da ex-governadora Roseana Sarney.


Saúde

O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) encaminhou para o Estado do Maranhão, em emenda orçamentária, mais de R$ 27 milhões para a saúde pública.

Os recursos foram encaminhados entre os anos de 2020 e 2021, durante o período de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Outros aportes encaminhados pelo parlamentar para o setor aguardam a liberação do Governo Federal.

Esperar

O pré-candidato ao Governo do Estado, secretário estadual de Educação, Felipe Camarão (PT), tem defendido, nos bastidores, o adiamento da escolha do candidato do grupo pelo governador Flávio Dino.

É a mesma defesa já feita por alguns aliados do vice-governador Carlos Brandão, que ainda não apresentou desempenho satisfatório nas pesquisas de intenções de votos.

Dino sinalizou para este mês de novembro a escolha do seu candidato.


Enquanto isso...

O senador Weverton Rocha (PDT) quer uma definição imediata por parte de Dino. O pedetista lidera as pesquisas, nos cenários em que a ex-governadora Roseana Sarney não é incluída.

Por manter vantagem, até o momento, sobre os adversários de dentro do próprio grupo, Weverton acredita já ter cumprido todos os critérios estabelecidos por Dino em carta de compromissos.

O senador quer a declaração pública de apoio de Flávio Dino à sua pré-candidatura.


E mais

- O prefeito Eduardo Braide ainda não deu detalhes sobre o 14º salário destinado a professores da rede municipal de ensino.

- Não é mais obrigatório o uso de máscaras em locais abertos no estado do Maranhão.

- Flávio Dino tem demonstrado preferência por Brandão para a sua sucessão e enfrenta forte pressão de aliados por definição de apoio para a eleição 2022.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.