Ação

Combate ao Aedes aegypti é intensificado com ações no bairro do Cohafuma e região

O objetivo do trabalho é por meio de ações integradas promover a conscientização da população sobre o assunto.

Imirante.com / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
O trabalho na área consiste em limpeza, com capina, roçagem e coleta de bagulhos volumosos; visitas domiciliares, com aplicação de larvicida.
O trabalho na área consiste em limpeza, com capina, roçagem e coleta de bagulhos volumosos; visitas domiciliares, com aplicação de larvicida. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS- Ações de combate ao Aedes aegypti estão sendo realizadas no Cohafuma e bairros adjacentes como Recanto dos Vinhais e Vila Progresso. O trabalho na área consiste em limpeza, com capina, roçagem e coleta de bagulhos volumosos; visitas domiciliares, com aplicação de larvicida e recolhimento de amostras para estudo; e ações educativas, com palestras em escolas da área. A culminância das atividades, que envolve além da Secretaria Municipal de Saúde também a Secretaria de Educação e Comitê Gestor de Limpeza Urbana, acontecerá sábado (23), na praça da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil.

Leia também: São Luís e outros municípios brasileiros têm risco de surto para dengue

A ação tem apresentado resultados positivos. Nos primeiros cinco meses deste ano, houve redução de aproximadamente 50% no número de casos de dengue notificados no município, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), de janeiro até a primeira semana de junho de 2017 foram notificados 650 da doença, enquanto em 2018, no mesmo período, este número caiu para 324.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, explica a importância de ações como essas. "A Prefeitura realiza diariamente ações efetivas de combate aos focos do mosquito, mesmo assim estamos sempre reforçando pelos bairros da cidade a sensibilização da população sobre a importância da prevenção contra o Aedes aegypti, com a manutenção de hábitos simples. Essa estratégia faz a diferença e deve ser seguida todos os dias", diz.

O objetivo do trabalho é por meio de ações integradas promover a conscientização da população sobre o assunto. Além do Cohafuma e do Recanto dos Vinhais, outros bairros da cidade já receberam a ação. O trabalho já foi realizado em locais como Vinhais, Planalto Vinhais I e II e Vila Menino Jesus de Praga.

Durante as visitas domiciliares, agentes da Secretaria Municipal de Saúde orientam moradores sobre as condutas preventivas, além de verificarem o armazenamento adequado de água nos imóveis e o acúmulo em locais que podem ser criadouros do mosquito. Agentes de saúde realizam também a aplicação de larvicidas para eliminação dos focos do inseto. Durante o mutirão que acontece ao longo da semana, acontece também pelas ruas da área a nebulização espacial feita pelo carro fumacê.

Na culminância da ação, no sábado (23), além dos serviços de limpeza serão oferecidos à população serviços na área da atenção básica, como vacinação contra doenças como febre-amarela, meningite, gripe e vacinação de cães e gatos. As atividades acontecerão na praça da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil.

Os serviços de limpeza urbana também serão intensificados durante a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. A capina e roçagem já foram concluídos no Cohafuma e agora estão ocorrendo nas comunidades do entorno, como Vila Progresso e Jardim Progresso. Além disso, será feito o serviço de bota fora, que é o recolhimento do chamado entulho volumoso: móveis e eletrodomésticos sem utilidade, restos de entulho, poda e capina domésticas. A partir da sexta-feira (22) e no sábado (23) as caçambas estarão percorrendo o bairro.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância da ação de combate ao mosquito em São Luís. "A ação desta semana no Cohafuma é a continuidade da campanha iniciada no Vinhais em abril e que será realizada em diversos bairros de São Luís para coibir a proliferação do mosquito. É uma ação importante para garantir a saúde pública na nossa cidade", afirmou.

O mutirão de atividades e serviços incluem ainda a realização de palestras educativas em escolas, com teatro de bonecos. As palestras, que abordam as formas de prevenção às arboviroses e visam à conscientização dos estudantes acerca do problema, são promovidas por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Na área do Cofahuma, escolas como a Unidade Básica de Educação (U.E.B.) Oliveira Mata Roma participam das atividades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.