Capacitação

Profissionais do Samu são treinados para atendimento a múltiplas vítimas

O simulado foi voltado para condutores, enfermeiros, técnicos e médicos que atuam no serviço.

Imirante.com / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
O objetivo da capacitação é fortalecer e aperfeiçoar cada vez mais o atendimento de urgência na região metropolitana de São Luís.
O objetivo da capacitação é fortalecer e aperfeiçoar cada vez mais o atendimento de urgência na região metropolitana de São Luís. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Um carro desgovernado e muitas vítimas. A cena podia ser real, mas fez parte de um treinamento da Prefeitura de São Luís voltado aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que abrangeu ainda os servidores das cidades do entorno da capital. Na manhã desse sábado (21), eles participaram do simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), organizado pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU), do órgão. O objetivo da capacitação é fortalecer e aperfeiçoar cada vez mais o atendimento de urgência na região metropolitana da capital maranhense.

Leia também:

Governo Federal entrega ambulâncias para sete cidades do Maranhão

O simulado foi voltado para condutores, enfermeiros, técnicos e médicos que atuam no serviço. Participaram do treinamento cerca de 50 profissionais do Samu dos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Durante a capacitação, os participantes simularam atendimento a vítimas em figurantes dispersos pela cena montada do incidente: um carro desgovernado que atingiu uma parada de ônibus.

A frota do Samu, em São Luís, conta ainda com duas motolâncias e um veículo de intervenção rápida, para atendimento a pacientes com problemas que requerem imediata intervenção, como nos casos de insuficiência respiratória grave ou infarto.

SIMULADO

A diretora do Samu, Priscila Barros, explicou o objetivo do simulado. "A proposta é colocar em prática um plano de urgência onde o atendimento é avaliado, com os profissionais inseridos em uma situação que pode ocorrer na realidade. O objetivo é aperfeiçoar nosso atendimento, ampliando as parcerias e mantendo os profissionais preparados para atenderem qualquer ocorrência. O simulado faz parte de uma série de iniciativas do poder público municipal para fortalecer esse serviço", afirmou.

O médico Gilzep Campos, coordenador do Núcleo de Educação em Urgência, destacou como funciona o simulado. "O objetivo é estar o mais próximo do real, para que os profissionais estejam preparados para situações adversas. Há um protocolo, uma forma sistemática de atendimento que está sendo desenvolvido durante esse treinamento. Todo o atendimento está sendo avaliado e depois da prática comentamos sobre as dificuldades e a melhor forma de executar determinados procedimentos", ressaltou o médico.

Profissionais que participaram do simulado reforçam a importância do treinamento. "É muito importante, pois é mais um aprendizado, algo que ninguém pode tirar de nós. Na prática, no nosso dia-a-dia, esse conhecimento faz muita diferença", disse o condutor socorrista do Samu São Luís, Hélio Moreira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.