Publipost

Alimentação, nutrição e saúde bucal: três fundamentos para melhorar sua qualidade de vida

Visitar um dentista duas vezes por ano ajudará no monitoramento de sua saúde bucal.

Divulgação/Oral Sin

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
Nutrólogo Hugo Djalma e cirurgião dentista Elcio Caldas.
Nutrólogo Hugo Djalma e cirurgião dentista Elcio Caldas. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Qual a relação entre nutrição alimentar e a saúde bucal? Toda ! Afinal, quem nunca ouvir falar que “a saúde começa pela boca”? É um chavão que, sem dúvida alguma, merece a atenção de todos. Afinal, aquilo que se põe na boca pode elevar a acidez da saliva, meio tão importante para a proliferação de bactérias que afetam a preservação da dentição.

Segundo o cirurgião dentista Dr. Elcio Caldas, os alimentos fibrosos, como verduras, legumes e frutas, exigem maior mastigação permanecendo mais tempo em nossa boca. “Durante o processo de trituração dos alimentos, é de suma importância está com a dentição completa para devida mastigação dos alimentos auxiliando o processo de digestão”, diz o especialista.

Ele lembra que a nutrição apropriada significa manter uma dieta bem balanceada para que seu corpo possa obter os nutrientes necessários para uma boa saúde e bem-estar. Se sua dieta é pobre em relação aos nutrientes de que seu corpo necessita, sua boca dificilmente resistirá a uma infecção. Isso pode contribuir para doenças periodontais, uma das causas principais da perda de dentes em adultos. Embora uma má nutrição não cause doenças periodontais diretamente, muitos pesquisadores acreditam que a doença avança com maior rapidez e pode ser mais grave em pessoas com dietas carentes de nutrientes.

Além disso, o nutrólogo Dr. Hugo Djalma lembra que “temos de possuir uma alimentação variada, que nos forneça vitaminas, minerais e fibras, não esquecendo da água que ajuda a equilibrar o pH da boca e manter o constante fluxo de saliva”. Há alimentos considerados “detergentes” cuja função é eliminar resíduos de outros alimentos que ficaram aderidos a superfície dental. São eles: pera, maçã, cenoura, laranja, entre outros.) O açúcar é considerado o dissacarídeo mais cariogênico que existe. Ele está presente em doces, balas, chicletes, refrigerantes, sucos industrializados e sorvetes. Estes alimentos provocam a queda do pH que por sua vez causa a desmineralização da superfície dentária, sendo assim, o risco de carie aumentará.

O açúcar (glicose e não o de cozinha) é fonte de energia, porém não se faz tão necessário na vida do ser humano, já que pães, arroz, frutas e batatas, presentes no dia a dia em nossa alimentação também fornecem energia. É importante salientar que não devemos confundir açúcar refinado de cozinha com o que chamamos de de açúcar glicose que é o tijolinho molecular carboidrato que serve de energia.

Além disso, visitar um dentista duas vezes por ano para avaliação de sua saúde bucal ajudará o profissional a monitorar sua saúde bucal e recomendar modificações na dieta, assim como o acompanhamento por um profissional especializado na área da nutrição médica como o médico nutrólogo pode ajustar uma dieta com visão clínica mais eficaz e que promoverá uma melhora da sua saúde e manutenção da dentição, para maiores informações acesso nosso site.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.