Riscos

Capitania dos Portos faz alerta sobre navegação após incidente com grupo de jet ski

Dezesseis motos aquáticas partiram para Barreirinhas, mas doze apresentaram problemas no percurso.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19

SÃO LUÍS - A Capitania dos Portos do Maranhão informou que as condições do mar e pane seca causaram problemas em jet skis de um grupo que saiu, nessa quinta-feira (29), de São Luís com destino a Barreirinhas.

Dezesseis motos aquáticas partiram às 5h, mas apenas cinco chegaram ao destino às 17h; as demais tiveram problemas. Inicialmente, a Marinha contatou o Comando Tático Aéreo, da Polícia Militar do Maranhão, com o propósito de iniciar as buscas pelos desaparecidos com apoio de aeronave, logo ao amanhecer desta sexta-feira (30).

O grupo original era de 17 pessoas, em 16 motos aquáticas, sendo que cinco chegaram ao destino planejado, seis se dispersaram a uma distância aproximada de 50 Km de Atins, e cinco se dispersaram a 30 Km deste município, provavelmente em resgate dos primeiros seis que ficaram para trás.

Ainda ontem, às 23h50 foi confirmado por familiares que as doze pessoas perdidas (11 tripulantes e um passageiro) haviam chegado em terra firme, na localidade de Atins, deixando algumas moto aquáticas para trás.

A Capitania dos Portos ressalta que a navegação com moto aquática só pode ser feita com a luz do dia e em áreas abrigadas, tais como hidrovias interiores, lagos, lagoas, baías, angras, rios e áreas marítimas onde normalmente não seja verificada onda com altura significativa e que não apresente dificuldade ao tráfego de embarcações.

Neste caso específico, orienta-se a não fazer este tipo de aventura, mesmo que em grupo, devido ao alto risco de acidente. Acrescenta-se à necessidade e responsabilidade de todo e qualquer condutor, em verificar as condições meteorológicas sempre que for para o mar.

Será iniciado um Inquérito de Acidentes e Fatos à Navegação, no qual os condutores das moto aquáticas serão notificados a comparecer à Capitania dos Portos do Maranhão para prestarem os devidos esclarecimentos relativos ao fato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.