Cuidados

População deve combater o Aedes antes, durante e após o Carnaval

Segundo levantamento, 80% dos criadouros do mosquito estão dentro dos imóveis residenciais.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
O primeiro passo da vistoria é verificar os recipientes.
O primeiro passo da vistoria é verificar os recipientes. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - As medidas de prevenção para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, devem ser adotadas pela população em casa durante todo o ano. Contudo, nesta época do ano, as iniciativas de prevenção devem ser reforçadas, uma vez que as altas temperaturas e as chuvas facilitam a proliferação. A recomendação aos maranhenses é que vistoriem suas casas para acabar com possíveis criadouros do mosquito também no período do Carnaval.

Segundo dados do Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa), 80% dos criadouros do mosquito estão dentro dos imóveis residenciais.

Cuidados

O primeiro passo da vistoria é verificar se recipientes para armazenamento de água estão devidamente tampados. Caixas d’água, tanques, tonéis e baldes precisam ser vedados corretamente.

Em seguida, o morador precisa eliminar os recipientes que possam acumular água parada e servir como criadouro do mosquito. Latas, garrafas, telhas, baldes, vasos de plantas, bebedouros de animais podem ser foco. Eles devem, prioritariamente, ser retirados da exposição à chuva ou colocados com as bocas viradas para baixo.

Aqueles que aproveitam feriados como o Carnaval para viajar precisam estar atentos, mesmo em uma viagem curta, pois o ciclo de reprodução do mosquito, do ovo à forma adulta, costuma levar de 5 a 10 dias.

15 minutos semanais para eliminar possíveis criadouros do Aedes

– Elimine recipientes que possam acumular água parada e servir como criadouro do mosquito. Latas, garrafas, embalagens de presentes, lata de sardinha e qualquer recipiente que possa acumular água parada pode se tornar um criadouro.

– Verifique se a caixa d’água ou cisterna estão vedadas. Pequenas brechas em tampas, lonas ou tábuas podem permitir a passagem do mosquito fêmea.

– Mantenha calhas limpas, pneus sem água e em lugares cobertos, garrafas e baldes vazios e com a boca virada para baixo. Essas e outras pequenas ações que podem evitar o nascimento do mosquito.

– Lave recipientes, como tanques e bebedouros de animais, com água e sabão utilizando uma bucha. Os ovos do mosquito podem ficar aderidos às laterais internas e externas dos recipientes por até um ano sem água. Se durante este período os ovos entrarem em contato com água, o ciclo evolutivo recomeça.

Vistoria

Vasos de plantas, pratos/pingadeira;
Caixas d’água/cisternas;
Comedouro/bebedouro de animais;
Piscina desmontável e fixa;
Latas/frascos/garrafas;
Baldes/regadores;
Bandeja de geladeira ou ar-condicionado;
Material de construção;
Lajes, ralos, calhas, lonas;
Vaso sanitário/caixa de descarga
Peças/sucatas de carros;
Criadouros naturais, como bromélias, oco de árvore e bambu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.