Investigação continua

Presos acusados de participarem de esquema de vendas de carros “esquentados” no bairro da Cohab

A dupla é apontada como integrante de um grupo criminoso que vendia veículos furtados de locadoras.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
Altevi Castro Gomes Júnior e Sandro Henrique Marques Baima.
Altevi Castro Gomes Júnior e Sandro Henrique Marques Baima. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Duas pessoas foram presas, nesta terça-feira (23), suspeitas de participarem de um esquema fraudulento de venda de veículos furtados de locadoras no Maranhão e em outros Estados.

Altevi Castro Gomes Júnior e Sandro Henrique Marques Baima foram detidos no bairro do Cohatrac, durante uma operação da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).

Em investigação que durou cerca de um ano, a DRF identificou que os homens são integrantes de uma organização criminosa articulada e especializada na subtração de veículos de grandes locadoras mediante a falsificação e uso de documentos públicos falsos.

Segundo informações da Polícia Civil, os criminosos locavam os carros, mas não os devolviam, o que é caracterizado como furto. Depois, o grupo conseguia alterar os documentos originais dos veículos, fazendo com que eles deixassem de aparecer como furtados, transformando-os em um carro normal pronto para ser vendido no mercado, em um esquema conhecido como "esquentar" os veículos.

Após os carros serem "esquentados" pelo grupo criminoso, eles eram vendidos a terceiros por indivíduos conhecidos no comércio de carros na feira da Cohab, a famosa "Pedra". Uma das vítimas, já identificada, foi lesada em mais de R$ 50 mil na compra de um dos carros ilegais.

Os mandados de prisão preventiva contra Altevi Castro Gomes Júnior e Sandro Henrique Marques Baima foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Capital e, após os cumprimentos, os presos serão encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Além das prisões, a operação logrou êxito na apreensão de documentos e de um veículo Ônix de cor branca pertencente à locadora Localiza. Outros veículos suspeitos também foram apreendidos e passarão por perícia de adulteração.

Segundo a Polícia Civil, há várias pessoas envolvidas no crime, inclusive de outros Estados, sendo que há mais mandados de prisão expedidos que a polícia espera conseguir cumprir até o fim desta semana. Além disso, há suspeitas de que pessoas de dentro do Detran do Maranhão e de outros locais tenham participação no esquema. O caso continua sendo investigado.

Ouça, na reportagem da rádio Mirante AM, mais detalhes sobre o caso:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.