IBGE

Começa treinamento dos recenseadores para o Censo Agropecuário 2017

O treinamento dos agentes começou na segunda-feira (25), e segue até esta quinta-feira (28).

Divulgação/IBGE

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Já estão sendo treinados no Maranhão e em todos os estados brasileiros os recenseadores que irão atuar na coleta dos dados para o Censo Agropecuário 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O treinamento dos agentes começou na segunda-feira (25), e segue até esta quinta-feira (28). Já a coleta dos dados para o censo começa no dia 1° de outubro.

Em São Luís, a atividade está acontecendo na sede do Instituto, localizado na Rua de Nazaré, no centro da cidade. No Maranhão, 921 recenseadores irão trabalhar para o levantamento de dados da pesquisa. Já em todo o Brasil, são mais de 18 mil contratados temporariamente para desempenhar essa função.

Treinamento

Na capital maranhense, os recenseadores estão recebendo informações sobre organização do trabalho; os setores e áreas a serem pesquisadas; a forma de coleta de dados; o manuseio dos Dispositivos Móveis de Coleta (DMC), que é um smartphone que servirá para armazenar as informações colhidas no campo e transmiti-las para a rede de computadores do IBGE, entre outras informações que serão úteis ao longo da pesquisa.

Um dos participantes do treinamento é o jovem Leandro Duarte, de 18 anos, que está empolgado com a experiência. "Eu já havia trabalhado anteriormente, mas como menor aprendiz. É importante a atividade porque eu ganho experiência é ainda espero cumprir com as minhas obrigações", disse.

A mesma opinião foi compartilhada por Arthur Ângelo Pinto, de 23 anos. "Eu já trabalhei anteriormente, mas na iniciativa privada. Com o censo visualizei uma oportunidade de arrecadar dinheiro para montar no futuro meu próprio negócio", destacou.

Os futuros recenseadores estão passando por um treinamento de quatro dias, com seis horas de aulas diárias, aplicadas em uma das mais de 500 agências do IBGE ou em um dos quase 1.400 postos de coleta do Censo Agropecuário em todo o país.

Importância

O censo pretende investigar informações em cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre agricultura; extração vegetal; silvicultura; criação de animais de grande, médio e pequeno porte; aquicultura; criação de abelhas; criação de bicho-da-seda; beneficiamento e transformação de produtos agropecuários; entre outras informações do setor rural.

A pesquisa contribui diretamente para que a sociedade tome conhecimento sobre a mais atual realidade vivida no campo, muitas vezes carente de dados oficiais que podem subsidiar futuras pesquisas sobre o tema.

O censo é importante também, pois, com os dados, os governos podem desenvolver e colocar em prática políticas públicas e outros tipos de ações para impulsionar as atividades do campo e melhorar a vida da população residente no local.

Números do Censo Agropecuário no Brasil

- Recenseadores: mais de 18 mil.

- Estabelecimentos a serem recenseados: cerca de 5,3 milhões.

- Postos de coleta: 1.384, responsáveis por 127.352 setores censitários

Números do Censo Agropecuário no Maranhão

- Recenseadores: 921 contratados

- Postos de coleta: 51 locais estabelecidos.

- Duração da coleta: de outubro de 2017 à fevereiro de 2018.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.