Agosto Dourado

Começa semana de incentivo à amamentação no HU-UFMA

A iniciativa que visa informar sobre a importância do aleitamento materno.

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
(Foto: Divulgação/Merval Filho)

SÃO LUÍS - Com muita animação e de forma lúdica, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), deu, na manhã desta terça-feira (1º), o ponta pé inicial da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) e do Agosto Dourado. Profissionais da Instituição percorrem os corredores das Unidades Materno Infantil e Presidente Dutra cantando paródias e cobertos de adereços para chamar a atenção de todos sobre a importância da amamentação.

A nutricionista do Banco de Leite Humano do HU-UFMA, Simone Nunes, ressaltou a importância do aleitamento materno exclusivo para os bebês até o sexto mês de vida. “O leite materno é o padrão ouro da alimentação, sendo o melhor alimento para os bebês e deve ser dado exclusivo até o sexto mês de vida, sem que seja necessário qualquer outro tipo de alimentação”, destacou.

Para a mãe Carla Costa que estava com sua bebê, Luana, no momento da ação a iniciativa é muito importante. “É fundamental informar sobre a amamentação, pois ela é essencial e protege o bebê de muitas doenças”.

A programação do HU-UFMA continua na quarta (2), quando o Banco de Leite Humano realizará ação de orientação às gestantes e puérperas (mães que estão na fase pós-parto), das 9h às 11h, na UBS Genésio Ramos, na Cohab. Na quinta, 3, considerado o dia D da mobilização do HU-UFMA, acontecerá ação educativa no Shopping da Ilha, das 14h às 19h, com o tema Praça da Amamentação. O evento, organizado pelo Banco de Leite em parceria com a Sociedade Maranhense de Puericultura e Pediatria e apoio da Rede Ama e da Roda de Maternagem, consiste em uma mobilização batizada de “mamaço”.

No encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno na sexta (4), será feita uma ação, das 9h às 11h, na UBS Amar, no Vicente Fialho, e às 15h, uma ação interna na Unidade Materno Infantil que reunirá as mães da UTI Neonatal e do Alojamento Conjunto para uma roda de conversa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.