Disque 100

Mobilização marca combate a violência sexual contra crianças e adolescentes em SL

Números do Disque 100 apontam que a maioria das denúncias no Maranhão são de abuso sexual.

Imirante.com, com informações de assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Cerca de 90% dos autores de denúncias de violência não chegam a ser punidos.
Cerca de 90% dos autores de denúncias de violência não chegam a ser punidos. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Números do Disque 100 apontam que a maioria das denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Maranhão são de abuso sexual. Cerca de 90% dos autores de denúncias de violência contra crianças e adolescentes feitas via Disque 100 e por meio dos 10 conselhos tutelares de São Luís não chegam a ser punidos. Estes são alguns dados da situação infantojuvenil em São Luís e que se repetem no estado todo.

Para marcar o 18 de maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, entidades comprometidas com essa questão estão desenvolvendo em São Luís atividades e ações desde o início da semana. A programação inclui debates, exposição, panfletagem, caminhada e corrida alusiva à data. O ponto alto será uma caminhada no dia 18, com concentração a partir das 15h, em frente à Biblioteca Pública, na Praça Deodoro, seguindo pela Rua Grande até a Prefeitura Municipal, na Praça Pedro II.

A presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), Janicelma Fernandes, admite que um dos maiores desafios tem sido tirar do papel toda a política em defesa das crianças e adolescentes vítimas de violência. Ela destaca o 18 de maio como uma boa oportunidade de dar maior visibilidade ao problema e mobilizar a sociedade para denunciar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.