Veja o cronograma de desligamento

Grupo Mirante iniciará campanha sobre desligamento do sinal analógico no Maranhão

Nesta segunda (27), grupo recebeu agências e produtoras para explicar sobre a mudança.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25

SÃO LUÍS - O desligamento da TV analógica no Brasil já está sendo executado, gradativamente, e várias ações já estão sendo realizadas para que ninguém seja pego desprevenido e deixe de ter acesso à TV aberta. No Maranhão, o Grupo Mirante está preparando uma campanha no intuito de informar os telespectadores sobre a mudança, já que em São Luís e em mais nove cidades do Estado, o sinal analógico será desligado no dia 28 de março de 2018.

Saiba mais sobre a TV Digital

Como parte das ações de orientação sobre o fim da transmissão do sinal analógico, a TV Mirante realizou, nesta segunda-feira (27), um bate-papo com as agências e produtoras de São Luís, para passar informações e esclarecer as dúvidas do mercado quanto ao novo cenário.

 A TV Mirante realizou, nesta segunda-feira (27), um bate-papo com as agências e produtoras de São Luís, para passar informações e esclarecer as dúvidas do mercado quanto ao novo cenário. / Foto: Anamélia Figueiredo/Grupo Mirante
A TV Mirante realizou, nesta segunda-feira (27), um bate-papo com as agências e produtoras de São Luís, para passar informações e esclarecer as dúvidas do mercado quanto ao novo cenário. / Foto: Anamélia Figueiredo/Grupo Mirante

Leia também

Ministério divulga cronograma para desligamento da TV analógica

Ministro confirma cronograma de desligamento da TV analógica no país

Durante o bate-papo, o diretor de Engenharia da TV Mirante, Edson Lima, explicou o porquê do desligamento, quais os critérios técnicos dessa mudança, além de apresentar informações sobre como os telespectadores devem se preparar para o recebimento do sinal digital.

“Hoje, nós temos um cronograma de desligamento do sinal analógico, que só poderá ser realizado no prazo previsto se 93% das casas tiverem acesso ao sinal digital. Por isso, é necessário haver campanhas de orientação. Os telespectadores precisam saber, por exemplo, que, caso estejam cadastrados em programas do governo federal, eles poderão ganhar um kit com antena, conversor, cabo e controle remoto para que a TV de tubo receba o sinal digital. Além disso, antes do desligamento, quem não estiver recebendo o digital, começará a ver, no seu televisor, uma tarja informativa com o nome analógico, bem como mensagens sobre a mudança e de que forma proceder para migrar de um sinal para o outro. Tudo isso será mostrado, aqui no Maranhão, nos próximos meses”, explica o diretor.

Veja o cronograma de desligamento do sinal analógico no Estado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo o governo federal, até o fim de 2018, o sinal analógico da TV aberta será desligado nas capitais e principais cidades do interior do país, já o desligamento total do sinal analógico está agendado para 2023.

Vantagens

Durante o bate-papo desta segunda, foi apresentado, ainda, quais as vantagens da TV digital, as quais são: melhorias na imagem e som, pois o sinal digital consegue manter a mesma nitidez de imagem e áudio, sem os indesejáveis chuviscos, “fantasmas” e até mesmo interferências de outros canais. A TV digital possui uma excelente resolução de imagem, enquanto a TV analógica oferece apenas 480 linhas, a TV digital oferece 1080, ou seja, proporciona alta qualidade e imagens perfeitas. Em relação ao som, a TV analógica possui um sistema de som (mono) ou de dois canais (estéreo), já a TV digital possui capacidade para até seis canais (dolby digital), entregando um som limpo, envolvente e bem direcionado. Além disso, na TV digital há a possibilidade de mobilidade, multiprogramação e interatividade.

Para o mercado da propaganda, essas vantagens são fundamentais.

“Essa mudança terá um forte impacto no mercado, já que a qualidade de som e imagem do sinal digital vai impactar ainda mais no material produzido pelas agências de publicidade, as quais devem se adequar com uma nova linguagem. Por isso, o Grupo Mirante promoveu o bate-papo com as produtoras e agências, para que entendam o processo e estejam preparadas para produzir um conteúdo cada vez melhor para os telespectadores nessa era digital”, analisa o diretor comercial da TV Mirante, Márcio Fontinhas.

O vídeo de orientação sobre o desligamento do sinal analógico no Maranhão será divulgado na TV Mirante a partir desta terça-feira (28). Já, a partir do dia 2 de abril, os telespectadores que ainda utilizam o sinal analógico vão ver, em seus televisores, uma tarja informativa de que estão recebendo o sinal analógico e devem migrar para o digital. Além disso, serão veiculadas mensagens sobre a mudança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.