Fenômeno

Vídeos: internautas flagram tromba d'água em São Luís

Fenômeno aconteceu após grande volume de chuva no início da tarde deste sábado (25).

Jonas Sakamoto / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25

SÃO LUÍS - Uma intensa chuva caiu no início de São Luís na região metropolitana. E uma surpresa da natureza se fez presente na região da praia do Calhau, na orla da Avenida Litorânea, pois uma tromba d'água apareceu e assustou quem passava pela região e os moradores dos bairros próximos também.

Por meio do WhatsApp do Imirante.com, vários internautas registraram o fenômeno e fizeram vídeos e fotos. Tentamos compilar alguns vídeos, mas infelizmente não foi possível creditá-los porque vários vídeos iguais chegavam de diferentes pessoas.

O que é o fenômeno?

Tromba de água, tromba-d'água, ou tromba marinha, é um grande vórtice colunar (normalmente semelhante a uma nuvem em forma de funil) que ocorre ao longo de um corpo de água e está ligado a uma nuvem cumuliforme. Embora seja muitas vezes mais fraca do que a maioria dos seus homólogos da terra, trombas de água mais fortes, que são geradas por mesociclones, podem ocorrer. Trombas de água não aspiram a água do curso de água sobre o qual estão posicionadas. A água vista na nuvem funil principal são gotas de água formadas pela condensação.

Trombas de água são mais comuns em áreas com domínio de clima tropical, em latitudes maiores, porém zonas temperadas também relatam ocorrências, como na Europa e nos Grandes Lagos da América do Norte. Em algumas áreas, principalmente no Brasil, ainda são popularmente confundidas de maneira incorreta com qualquer ocorrência de chuva forte em uma pequena região.

Veja abaixo os vídeos:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.