Inspeção

Terminais aquaviários e rodoviário recebem fiscalização durante o período do Carnaval

Dentre irregularidades, alimentos vencidos nos <i>ferries</i> e falhas na segurança.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Os fiscais verificaram embarcações.
Os fiscais verificaram embarcações. (Foto: De Jesus/O Estado)

SÃO LUÍS - Uma ação de fiscalização ocorre durante todo o período do Carnaval em vários pontos, como os terminais da Ponta da Espera (São Luís), do Cujupe (Alcântara), Cais da Praia Grande e Terminal Rodoviário de São Luís.

Um dos objetivos da ação é acompanhar o cumprimento de normas que garantem melhorias para operadores e usuários deste tipo de transporte. Os fiscais verificaram os horários de chegada e partida nos terminais, condições físicas das embarcações, facilidade de acesso a pessoas com deficiência, e cumprimento de algumas exigências.

Dentre algumas das irregularidades encontradas pela fiscalização, estavam alimentos com validades vencidas nas lanchonetes de ferries, mau acondicionamento de alimentos, falta de instrução sobre o uso de equipamentos de medidas de resgate, emissão de bilhetes de passagens sem constar informação de embarque e empresa prestadora do serviço, identificação clara para assentos de pessoas com deficiência. Em consequência disso, as empresas que operam nestes serviços, foram autuadas.

Representantes da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon-MA), da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), da Capitania dos Portos do Maranhão (Marinha), Polícia Civil e Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) realizam operação iniciada na quinta-feira (23) e que vai até quarta-feira de Cinzas (1º).

“O movimento foi intenso no Terminal da Ponta da Espera, mas fluiu normalmente. Foram liberadas, apenas na manhã de sábado, três viagens extras e a fila de espera praticamente zerada depois disto. É muito importante equipes trabalhando em parcerias para assegurar a ordem do embarque”, disse João Márcio, coordenador de fiscalização da MOB.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.