Cenas de destruição

Crateras deixam rua do Mocambo, no Centro Histórico, quase intrafegável

A erosão provocada pelas chuvas expõe a tubulação da CAEMA.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
 Rua está quase intrafegável. Foto: Heider Matos/Imirante.com.
Rua está quase intrafegável. Foto: Heider Matos/Imirante.com.

SÃO LUÍS – Localizada ao lado da Fonte das Pedras, a rua do Mocambo, Centro Histórico de São Luís, sobre com o abandono. Quem passar por lá, tem de suportar o mau cheiro de fezes, urina e outros odores produzidos pela enorme quantidade de lixo que se encontra no local. Há outros riscos, como os de ferir com restos de construção, vidros e demais artefatos perigosos. Quem passar pela rua tem de utilizar as laterais. Veículos já não por lá, há bastante tempo.

Parece até que a rua foi bombardeada por um ataque terrorista, tamanho é a destruição trecho, entre a rua Antonio Rayol e rua das Crioulas. Por lá, é possível encontrar copos descartáveis, embalagens de alimentos, entre cacos de telhas, restos de concreto e tijolo quebrado. Os restos de materiais de construção encontrados no local são uma tentativa de moradores e comerciantes de minimizar a situação da via.

“Já estava ruim, depois da chuva ficou pior”, disse a comerciante que não quis se identificar com medo de represália. “O subprefeito veio aqui antes das eleições, disse que ia ajeitar, mas nunca voltou”, completou.

Paulo José mora na rua das Crioulas e precisa passar todos os dias por lá, passa porque não há outra via. “Aqui é horrível. A enxurrada que trás o lixo todo da parte de cima. O cheiro aqui é insuportável”, explica o estudante.

 Tubulação de água e esgoto está exposta. Foto: Heider Matos/Imirante.com.
Tubulação de água e esgoto está exposta. Foto: Heider Matos/Imirante.com.

A erosão provocada pelas chuvas expõe a tubulação da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) e pode comprometer o abastecimento de água da região. Ao Imirante.com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que enviará uma equipe técnica para fazer análise das condições da rua do Mocambo, afim de incluí-la no cronograma de serviços previstos para 2017. Sobre a coleta de lixo no local, a Semosp informou que a limpeza da rua está regular e é feita diariamente no período da noite.

As imagens dizem o contrário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.