Cohab-Anil

Chuva alaga casas, e moradores têm prejuízos

Comunidade culpa construtora por obra de muro em condomínio.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26

SÃO LUÍS – A chuva intensa do fim da noite de ontem (18) deixou casas alagadas no bairro Cohab Anil IV, na capital maranhense. Os moradores alegam que o problema apareceu após a construção de um muro de um condomínio nas proximidades.

Antônio Lima Sousa, que é presidente da Fundação Antônio Brunno, relatou ao Imirante.com, na manhã de hoje (19), que eles perderam dois computadores, 22 camas, freezer, geladeira e máquina de lavar. “Esse condomínio aqui atrapalhou muito a passagem da água. Com o muro aqui, a água ‘tá’ represando”, afirmou.

A dona de casa Concita Coelho contou que o problema não existia antes do condomínio. “[A água] invadiu os quartos, copa, cozinha, banheiros. Entrava tanto pela frente, quanto por trás. Quarenta anos que eu moro aqui e nunca tinha acontecido isso. ‘Tô’ perdendo tudo”, lamentou.

A moradora Maria Eduarda enviou fotos e relatou os transtornos por meio do WhatsApp do Imirante.com (98) 99209-2383.

O temporal estendeu-se até o início da madrugada de hoje. O acumulado chegou a 118,8mm, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já a estação meteorológica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou em torno de 116,6mm dentro de 3h de chuva.

Procurada, a construtora responsável pela construção do muro no condomínio ainda não se manifestou.

Veja, ao fim desta publicação, a galeria de imagens. As fotos são de Jonas Sakamoto do Imirante.com, Jean Carlos e Adriana Pessoa. O vídeo é de Fabrício Machado.

A construtora responsável pela construção do muro entrou em contato com o Imirante e informou não ser responsável pelos fatos relatados pelos moradores. Leia a nota, na íntegra.

"Quanto às alegações feitas por terceiros e reproduzidos de forma açodada por este portal na matéria intitulada "Chuva alaga casas, e moradores têm prejuízos" temos a esclarecer que não procede a alegativa de que a construção de um muro por esta empresa estaria causado alagamento em imóveis de suas proximidades.

Desse modo, reafirmamos, o que pode ser comprovado no local por profissional qualificado tecnicamente, que não há absolutamente nenhuma responsabilidade desta construtora em relação a eventuais prejuízos causados em virtude de alagamentos provenientes do período chuvoso, especificamente em chuvas torrenciais e de grande intensidade, como foi o caso da chuva de ontem, sendo que as consequências das intempéries também afetaram a obra de construção do empreendimento de nossa responsabilidade, o qual encontra-se perfeitamente regularizado perante os órgãos públicos, com projetos construtivos aprovados e licenças concedidas.

Trata-se, vale a pena realçar, o projeto do empreendimento conta com rede própria de drenagem de águas pluviais, que coletam toda a água que cai sobre a área, não levando qualquer contribuição para as galerias e ruas circundantes.

Lamentavelmente, o que se constata é que no local as galerias da rede pública de escoamento de águas pluviais estão obstruídas por lixo residenciais, sacos plásticos, etc, além da inexistência de bocas de lobo suficientes, sendo que algumas dessas bocas de lobo foram indevidamente vedadas ou estão tomadas por vegetação, o que impede das águas de chuvas serem captadas pelas galerias existentes"

Chuva alaga casas, e moradores têm prejuízos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.