Av. Tancredo Neves

Bueiros sem tampa tornam avenida arriscada

Na via de acesso ao Socorrão II, dois bueiros abertos foram verificados.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Motociclista precisa desviar para não cair no bueiro. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Motociclista precisa desviar para não cair no bueiro. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

SÃO LUÍS – Ao sair da avenida Tancredo Neves, no sentido do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II) à Estrada de Ribamar, o motorista se deparar com bueiros sem tampa.

O Imirante.com esteve no local, nessa quarta-feira (14), e registrou dois bueiros abertos oferecendo riscos, principalmente, a motociclistas e pedestres. Até mesmo quem trafega de carro ou outro veículo maior pode ter prejuízos.

"Acho um absurdo ao cidadão que paga seus impostos e fica vulnerável ao perigo. Eu mesmo quase morri uma vez. Não vi o buraco e saquei longe", comentou o motociclista Rafael Nascimento, de 21 anos.

Os moradores de um condomínio que fica às margens da avenida precisam dobrar os cuidados a cada vez que saem de sua residência.

Os bueiros abertos ficam em frente a um condomínio. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Os bueiros abertos ficam em frente a um condomínio. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Um dos bueiros sem tampa na avenida Tancredo Neves. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Um dos bueiros sem tampa na avenida Tancredo Neves. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

Procurada, a assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que o problema refere-se às galerias sem tampa, e que a área em questão é de responsabilidade da Odebrecht. A partir da 1ª quinzena de janeiro de 2017, a Caema iniciará uma força tarefa "para reposição de tampões em localidades e bairros cuja rede coletora de esgoto é de responsabilidade da empresa, já que, em algumas áreas, a responsabilidade sobre coleta de esgoto e abastecimento não recai sobre a companhia, e sim sobre a administração municipal".

A nota afirma, ainda, que já foram adquiridos mais de 300 tampões para as reposições e 250 pontos de coleta e passagem de esgotos em São Luís, cujas tampas foram subtraídas pela ação de vândalos, já foram identificados. Por fim, a companhia informou que "está entrando em entendimento com os órgãos de segurança solicitando medidas para coibir este tipo de crime".

Acidentes

Em julho deste ano, um homem, identificado como Alcemir Jesus Nogueira, de 43 anos, acabou colidindo em um veículo para desviar de bueiros destampados e buracos nessa avenida.

Em fevereiro do ano passado, um bueiro sem tampa provocou um acidente com morte na na rua do Aririzal, no bairro da Cohama. Um motociclista, de 24 anos, não conseguiu desviar do buraco e caiu. Ele não resistiu e morreu no local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.