Economia

Fiema inicia projeto para apresentar inovação para micro e pequenas empresas

Ao todo, 30 MPEs maranhenses serão atendidas pelo projeto.

Imirante.com, com informações da Fiema

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
( Foto: Divulgação / FIEMA)

SÃO LUÍS - O Núcleo de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) promoveram a primeira reunião de consultores para elaboração de ações inovadoras para empresas atendidas pelo Projeto Gestão e Inovação para Micro e Pequenas Empresas Industriais.

A iniciativa é resultado de um convênio nacional firmado entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e o Sebrae-MA, que disponibilizará até 140 horas de consultoria (14h por mês) em gestão de inovação e gestão empresarial.

De acordo com o superintendente da Fiema, Albertino Leal de Barros Filho, a iniciativa “tem apoio, também, do governo estadual e do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF)”, e vai atender micro e pequenos empresários industriais das áreas de construção civil, alimentação e bebidas, metalmecânica, madeira e movelaria de Imperatriz e São Luís.

Ao todo, 30 MPEs maranhenses serão atendidas pelo projeto. As empresas já foram visitadas pelos consultores, que iniciaram a aplicação do Diagnóstico MPE Brasil, para o levantamento realizado nas empresas em três áreas principais: a Gestão da Empresa, Responsabilidade Social e Práticas de Inovação. Ao todo, são 57 critérios de análise.

“A fase de diagnóstico foi bem tranquila. O consultor foi muito claro ao explicar sobre como identificar oportunidades de melhoria para o negócio, além de mensurar o grau de inovação atual da empresa. Minhas expectativas quanto ao projeto são muito boas. Espero identificar pontos fracos e fortes para promover melhorias, além de adquirir condições necessárias para permanecer inovando”, afirma Carlene Costa, proprietária da empresa Vestuário Brasil, uma das atendidas pelo projeto.

O próximo passo dos consultores, que são especialistas em Gestão da Inovação, é definir as soluções para as falhas identificadas e aumentar as práticas inovadoras nas empresas tornando-as mais seguras e competitivas no mercado.

“Esta é apenas uma das iniciativas do Sistema Fiema em inovação. O Prêmio Nacional de Inovação (2016) e o Edital Senai Sesi de Inovação são grandes exemplos de iniciativas e ótimas oportunidades para as empresas maranhenses”, afirmou o superintendente da Fiema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.