Transporte

Projeto de lei solicitado por taxistas barra Uber em São Luís

Classe dos taxistas se sente ameaçada pelo aplicativo.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – A Câmara Municipal de São Luís aprovou o projeto de lei que proíbe o serviço Uber na capital. Sem a apreciação do prefeito, a Casa vai decidir, agora, se promulga o texto.

O projeto surgiu da solicitação da classe dos taxistas que se sente ameaçada com o aplicativo que têm tomado o lugar do serviço de táxi em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

O projeto de lei, que barra o Uber na capital maranhense, é da vereadora Luciana Mendes (PP). Aprovado em julho, o texto foi encaminhado ao prefeito para sanção, que não ocorreu. Com isso, a vereadora solicitou ao presidente da Câmara Astro de Ogum que ele sancione o projeto.

Procurada pelo Imirante.com, a empresa Uber Brasil, ainda, não se manifestou.

Conheça mais sobre o Uber

Uber é uma empresa multinacional norte-americana de transporte privado urbano baseado em tecnologia disruptiva em rede, através de um aplicativo E-hailing que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de "carona remunerada". A grande diferença entre os serviços é que para ser um motorista da Uber, bastaria cadastrar-se seguindo uma lista de exigências de segurança.

Os motoristas Uber não cobram diretamente por carona, mas recebem uma remuneração diretamente da empresa, que observa na formação de seus preços a relação de oferta de motoristas conforme a demanda dos usuários e baseando-se também na duração e distância da corrida, o que permite uma alocação mais inteligente - e econômica - do transporte urbano, essa alocação inteligente é a base de lucros da empresa.

A primeira cidade a receber o Uber no Brasil foi o Rio de Janeiro, em maio de 2014, seguida de São Paulo, no final de junho do mesmo ano. Em seguida, foi a vez de Belo Horizonte, em setembro de 2014.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.