Níveis baixos

Atividade na indústria da construção civil permanece em queda no Maranhão

Estado segue na contramão do país, que mantém uma trajetória ascendente desde maio deste ano.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

SÃO LUÍS - Em julho, a indústria da construção civil do Maranhão registrou queda do nível de atividade em comparação ao mês anterior. A pesquisa Sondagem da Indústria da Construção Civil do Maranhão, realizada entre 1 e 11 de agosto pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), mostrou que o nível se encontra muito abaixo da linha divisória dos 50 pontos, marcando 34,4 pontos, assinalando uma queda de 5,6 pontos. O nível de atividade das médias e grandes empresas teve uma queda mais acentuada, de 6,3 pontos, fechando em 33,3 pontos. Nas de pequeno porte também houve uma variação negativa, que atingiu 41,7 pontos.

Em contrapartida, o nível nacional da atividade da construção civil, no mês de julho, fechou em 42,3 pontos, de acordo com a pesquisa, e mantém uma trajetória ascendente desde maio de 2016. O indicador de número de empregados registrou uma intensa queda de 14,3 pontos na passagem de junho para julho, fechando em 22,6 pontos, a maior queda até o momento no ano de 2016.

O recuo do nível da atividade é verificado pela baixa utilização da capacidade operacional (UCO), que assinalou uma redução de 21%, o que indica um desaquecimento da produção. A UCO do setor da construção civil do Nordeste também apresentou queda para 52%. E no Brasil, a UCO aumentou para 57%.

O estudo revela ainda que as expectativas dos empresários para os próximos seis meses permanecem pessimistas. No mês de julho, todos os índices de expectativas caíram e encontram-se abaixo dos 50 pontos, indicando queda do nível de atividade, das compras de matérias-primas, do número de empregados e de novos empreendimentos.

A Sondagem da Construção Civil do Maranhão é elaborada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Participaram da pesquisa empresas construtoras de edifícios, empresas de serviços e de obras de infraestrutura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.