Reclamação

Queimadas comprometem saúde de moradores do Olho-d’Água

Segundo relatos, a queima de lixo é a principal causa.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
(Foto: Reprodução/WhatsApp)

SÃO LUÍS - Os moradores do bairro Olho-d’Água têm sofrido com um problema recorrente: queimadas. E não são queimadas naturais. Segundo relatos, há queima de lixo e produção de poluição atmosférica por toda a região, por pessoas do bairro, causando transtornos para todos.

Já foram feitas reclamações para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), mas as queimadas continuam acontecendo. A última ocorrência registrada pelos moradores foi durante a manhã desta sexta-feira (26). No entanto, nada foi feito por autoridades até o momento.

Os moradores relatam que pessoas despejam lixo em terrenos baldios, para, depois, atearem fogo. Catharina Bacelar sofre com a fumaça, que percorre o bairro todo. A sua neta nasceu há 17 dias e precisa fazer nebulização para não absorver a poluição do ar. “Às vezes, eu preciso sair de casa e ir para outro lugar, distante, com as minhas duas netas”, informou.

Ela e outros 67 moradores do bairro formaram um grupo no WhatsApp para a realização de um abaixo-assinado e uma ação coletiva para tentarem impedir a continuação de atos como este, prejudiciais para toda a população.

Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros do Militar do Maranhão (CBMMA) afirmou que recebeu um chamado para atender a ocorrência por volta do meio dia, desta sexta-feira (26). O CBMMA garante que um equipe do 2º Batalhão de Bombeiros Militar da Cohab atendeu à solicitação, conseguindo conter o foco de incêndio.

Veja a nota na íntegra:

O Corpo de Bombeiros do Militar do Maranhão (CBMMA) por meio do Centro Integrado de Polícia e Segurança (Ciops) informa que recebeu chamado para atender a ocorrência, nesta sexta-feira (26), por volta do meio dia. A equipe do 2º Batalhão de Bombeiros Militar da Cohab atendeu à solicitação, conseguindo debelar o foco de incêndio.

Em relação às queimadas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) destaca que tem a responsabilidade de monitorar os focos de incêndios, mapeando esses locais, além de trabalhar, junto a educação ambiental, no combate e prevenção da mesma, na conscientização da população.

Dentre as ações da Sema em andamento para prevenir e combater as queimadas está a elaboração do ‘Diagnóstico das causas das queimadas’, formação de brigadistas contra incêndio em vegetação, orientação sobre queima controlada, capacitação de agricultores familiares em técnicos alternativas ao uso do fogo e desenvolvimento do Plano Estadual de Combate a Incêndio.

Também estão sendo colocadas em prática ações de combate de incêndios florestais, por meio de convênio com o Corpo de Bombeiros e monitoramento de áreas de maior risco de ocorrência de incêndios florestais por intermédio dos centros meteorológicos.

Queimadas comprometem saúde de moradores do Olho d'Água

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.