Atuação na Cidade Universitária

UFMA e PM iniciam planejamento estratégico para atuação na Cidade Universitária

Reunião define a implantação de ações de cunho preventivo e ostensivo.

Imirante.com, com informações da Ascom UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Paralelo as ações da PM, a UFMA vem investindo em ações que visam segurança.
Paralelo as ações da PM, a UFMA vem investindo em ações que visam segurança. (Foto: De Jesus)

SÃO LUÍS – Foi realizada na manhã desta quarta-feira (24), a primeira de uma série de reuniões entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Polícia Militar (PM-MA) com o objetivo de traçar estratégias para a atuação dos policiais no Campus. No encontro, integrantes da empresa privada responsável pela segurança da Cidade Universitária puderam tirar dúvidas sobre o trabalho que será realizado pela PM e as ações possíveis por meio do convênio.

De acordo com o prefeito de Campus, Guilherme Abreu, esse é o primeiro passo para a construção do plano piloto que está em desenvolvimento e que será expandido para todos os campi do continente. “Essa reunião serve para que todos possam conhecer e se integrarem ao trabalho que será realizado pela PM e a segurança privada da instituição. A partir daí, feito o mapeamento executamos as estratégias para garantir maior segurança à universidade”, disse.

Segundo o subcomandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, major André, o trabalho da PM já vem ocorrendo com rondas periódicas na Cidade Universitária. “Estamos buscando adequar o nosso policiamento ostensivo e preventivo nas vias públicas da universidade. Então, é interessante trabalharmos de forma integrada com a segurança do campus para expormos qual o nosso objetivo, as formas que podemos apoiá-los, quais os procedimentos que devem ser adotados em casos de conflito e como podem nos contatar”, detalhou.

O major acrescentou que a “ronda escolar” em escolas estaduais e municipais – trabalho realizado por uma equipe de policiais especializados em abordagem pedagógica - se estenderá em ações dentro da UFMA. Sobre a segurança em ônibus da linha Campus, o major afirmou que ações já estão sendo realizadas. “Na parte externa nós já fizemos várias operações, inclusive com a operação ‘Busca Implacável’, voltada exclusivamente a abordagens em coletivos. Como a universidade faz parte da nossa área, também está sendo atendida com essa abordagem”, enfatizou.

Paralelo as ações da PM, a UFMA vem investindo em ações que visam segurança, ampliando o número de câmeras de videomonitoramento dentro do campus, melhorando a iluminação, construindo guaritas junto ao acesso à avenida dos Portugueses e na entrada do Centro de Ciências Sociais (CCSo), além de reforçar a entrada de acesso ao bairro Sá Viana. Festas e eventos com bebida alcoólica foram proibidas no campus por decisão do Conselho Universitário – CONSUN, que aprovou resolução nesse sentido por ampla maioria dos conselheiros.

Também participaram da reunião o comandante do 1º Batalhão, coronel Edvaldo Mesquita, o pró-reitor de Assistência Estudantil, João de Deus Mendes da Silva, sargentos da PM e supervisores de segurança da instituição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.