Após morte de estudante

UFMA assina convênio para reforçar a segurança no Campus

O convênio prevê ações da Polícia Militar no <i>Campus</i> do Bacanga.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
A UFMA disponibilizará o apoio logístico e técnico para a PM atuar na segurança do local.
A UFMA disponibilizará o apoio logístico e técnico para a PM atuar na segurança do local. (Foto: Flora Dolores/O Estado)

SÃO LUÍS – Após um caso de homicídio dentro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a reitora Nair Portela e o secretário de Segurança Pública do Estado, Jefferson Portela, assinaram, na tarde desta segunda-feira (08), convênio para garantir a atuação da Polícia Militar na Cidade Universitária. A presença de equipes da PM nas instalações da UFMA deve começar imediatamente.

Leia também:

Estudante morre esfaqueado dentro da UFMA

UFMA decreta luto oficial de três dias pela morte de estudante

Preso suspeito de matar estudante em banheiro da UFMA

Estudantes protestam na UFMA após morte dentro do campus

O convênio prevê diversas ações para viabilizar a segurança ostensiva e preventiva da Polícia Militar no Campus do Bacanga, atuar junto à equipe privada da UFMA, realizar rondas em locais vulneráveis e de alto risco e monitorar os espaços físicos da Instituição. A UFMA disponibilizará o apoio logístico e técnico para a Polícia Militar, fornecendo as informações necessárias para o desenvolvimento das atividades de inteligência; oferecerá programas de capacitação para os policiais, além de apoiar, institucionalmente, o Programa de Redução do Uso de Drogas.

O secretário anunciou durante o ato, a transferência da unidade do 1º Batalhão da PM, que funcionava no Outeiro da Cruz, para a sede do SAISP, na Avenida dos Portugueses, próximo ao Campus. “A transferência vai garantir o reforço da segurança, não só aos alunos e funcionários da UFMA, mas de toda a população do seu entorno”, assegurou.

Relembre o caso

Na última sexta-feira, o estudante Kevin Rodrigues Ribeiro, 22 anos, do curso de Bacharelado Institucional em Ciência e Tecnologia, foi morto a golpes de faca em um banheiro do Centro de Ciências Humanas (CCH). A polícia prendeu na madrugada desta segunda-feira (8), quatro pessoas e uma delas, Mailton Irapuã Cardoso, confessou a autoria do crime. As investigações apontam para tentativa de latrocínio.

Consun aprova

Em reunião extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira (8), o Conselho Universitário aprovou por ampla maioria dos conselheiros presentes os termos do convênio entre a UFMA e a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O estudante do curso de Direito, Aristóteles Lima, se pronunciou favorável à atuação da Polícia Militar nas dependências da Universidade. “Frente à violência que temos que encarar cotidianamente, a UFMA precisa garantir a segurança local de alguma forma. Ainda que haja resistência por parte de alguns, quanto à presença da Polícia na Universidade, essa ação pode ajudar a garantir mais tranquilidade, sobretudo para os estudantes, os mais vulneráveis as ações violentas”.

Além de tratar a questão da segurança dentro da Universidade, o Consun discutiu sobre o regulamento disciplinar do corpo discente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foram destacados o cumprimento do capítulo III e capítulo IV da Resolução Nº 238, que tratam, respectivamente, Dos Direitos e Deveres do Corpo Discente e Das Proibições e Responsabilidades.

Ao final da reunião foi formada uma comissão composta por representantes dos alunos, professores, servidores, do Colégio Universitário e das associações de moradores dos bairros adjacentes a UFMA, que irão discutir políticas de segurança voltadas para a Universidade. Outra medida tomada na reunião foi à suspensão, por tempo indeterminado, de festas dentro da Instituição, até posterior deliberação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.