Apesar do risco de choque elétrico

Lagoa: cabo energizado é retirado 12 dias depois de o Imirante.com divulgar o caso

Caso foi noticiado em 23 de junho, e só 5 de julho que a Cemar e Citelum foram ao local.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31

SÃO LUÍS – Somente 12 dias após o Imirante.com relatar que uma empresária quase morria eletrocutada em um fio de alta-tensão na Lagoa da Jansen, em São Luís, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e a Citelum foram ao local fazer a vistoria técnica e retirar o fio energizado. Nesta quinta-feira (7) a Companhia informou, por meio de nota, que na última terça-feira (5) o local foi inspecionado, e o referido cabo trata-se de uma ligação clandestina.

Relembre o caso: Fio de alta-tensão quase causa tragédia na Lagoa da Jansen

No dia 23 de junho deste ano uma empresária, identificada como Marla Larissa de Meneses, informou à nossa equipe que quase sofria uma descarga de energia elétrica fatal no dia 21 de junho. Na época do ocorrido, ela afirmou que a Cemar demorou a atender ao chamado, mesmo com o risco iminente de algum transeunte sofrer um choque.

“Nossa, fiquei impressionada com a demora e descaso por conta de algo que poderia resultar até na morte de uma pessoa. Registrei boletim de ocorrência e vou levar esse fato à Justiça”, declarou a empresária.

Após o Imirante.com divulgar o caso no dia 23 de junho, a Cemar afirmou que iria enviar uma equipe para avaliar as condições do cabo e que conduziria a solução com base em critérios técnicos, o que só aconteceu no último dia 5 de julho.

Caso foi divulgado no dia em 23 de junho, e só em 5 de julho que a Cemar e Citelum inspecionaram o local. / Foto: Divulgação
Caso foi divulgado no dia em 23 de junho, e só em 5 de julho que a Cemar e Citelum inspecionaram o local. / Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (7), a Companhia divulgou uma nota esclarecendo a situação do fio de alta-tensão na Lagoa da Jansen. A Cemar afirma que de acordo com o levantamento técnico feito na tarde da última terça-feira (5), o cabo encontrado na grama, próximo ao passeio público, trata-se de “uma ligação clandestina, feita por terceiros, conectada diretamente à fiação subterrânea de iluminação pública, de responsabilidade da Prefeitura de São Luís”.

Na tarde desta quinta (7), nossa equipe voltou ao local e constatou que, de fato, o cabo foi retirado por uma equipe da Citelum, que presta serviço para a Prefeitura de São Luís.

O cabo foi retirado na última terça-feira (5). / Foto: Liliane Cutrim/Imirante.com
O cabo foi retirado na última terça-feira (5). / Foto: Liliane Cutrim/Imirante.com

Veja, na íntegra, a nota de esclarecimento da Cemar:

Sobre a situação de cabo subterrâneo energizado na Lagoa da Jansen, objeto da matéria veiculada pelo portal Imirante.com no dia 23 de junho, a Cemar esclarece que de acordo com levantamento técnico feito na tarde desta terça-feira (05) pela Companhia e pela Citelum, empresa que presta serviço de iluminação pública para a prefeitura de São Luís, o cabo encontrado na grama, próximo ao passeio público, se trata de uma ligação clandestina, feita por terceiros, conectada diretamente à fiação subterrânea de iluminação pública, de responsabilidade da Prefeitura de São Luís.

Vale esclarecer que o cabo identificado na inspeção conjunta, somente ficava energizado a partir da ativação do foto sensor do sistema de iluminação pública da área, por volta das 18 horas. Durante o dia, a fiação não tinha tensão elétrica, como evidenciado nos testes realizados no local.

Por fim, a Cemar reforça que situações que oferecem risco às pessoas devem ser informadas por meio da Central de Atendimento 116 ou nas Agências de Atendimento Presencial, informando o endereço exato com ponto de referência, que pode ser o número do poste, para que a Companhia envie uma equipe ao local.

Assessoria de Imprensa da Cemar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.