De olho

Inmeq e Procon fiscalizam estabelecimentos na Praia Grande

A ação faz parte da ‘Operação Férias’, que começou a ser executada pelos dois órgãos.

Imirante.com, com informações do Procon

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
Neste início da ação, 15 estabelecimentos foram notificados por causa de irregularidades.
Neste início da ação, 15 estabelecimentos foram notificados por causa de irregularidades. ( Foto: Divulgação / Procon-MA)

SÃO LUÍS - Estabelecimentos da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, foram fiscalizados, nessa quinta-feira (30), durante operação conjunta de fiscalização realizada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) e pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA).

A ação faz parte da ‘Operação Férias’, que começou a ser executada pelos dois órgãos, com a participação da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) nas próximas fases da operação. Serão realizadas diversas intervenções na cidade em diferentes setores.

Neste início da ação, 15 estabelecimentos foram notificados por causa de irregularidades como, falta de informações nos rótulos de produtos pré-medidos (previamente embalados) tais como bebidas, garrafas com preparos de pimentas, doces, castanhas, azeites, doces de espécie e outros. Além de manuseio inadequado dos alimentos, estrutura física inadequada, precificação e rotulagem incorretas e falta de equipamentos de proteção individual, como luvas e tocas.

O Inmeq-MA notificou ainda alguns restaurantes por detectar erro nas pesagens em balanças. “Neste primeiro momento, observamos que doces, castanhas e cachaças não possuem indicação quantitativa. Ou seja, sem informação de peso e nem litragem, que são necessárias. “Estamos trabalhando em caráter de orientação. Ou seja, estamos notificando, mas não vamos autuar. Ao encontrar irregularidades, estamos esclarecendo aos comerciantes como eles devem agir corretamente”, explica o diretor técnico do Inmeq, Zois Gantzias.

O presidente do Procon-MA, Duarte Júnior, explica que a Operação Férias tem caráter preventivo. “O objetivo destes órgãos é se unir em prol da melhor fiscalização. Esta é uma ação preventiva durante o período de férias nestas áreas que são mais visitadas pelos maranhenses e turistas para evitar riscos à vida, saúde e segurança do consumidor”.

O Procon fiscalizou, principalmente, rotulagem e preços dos produtos. “Vemos que são vários produtos artesanais. No entanto, eles devem conter informações básicas como data de fabricação, validade, dados do fabricante, ingredientes e composição, o que permite ao consumidor identificar alguma substância que lhe cause alergia e saber a origem do produto que vai consumir”, explicou Ricardo Cruz, diretor de Fiscalização do órgão. O Procon-MA também verificou os ambientes de manipulação dos alimentos para inspecionar a forma de como são manipulados e vendidos ao consumidor.

Um dos boxes fiscalizados dentro do mercado foi o do senhor Ubiraci Sampaio, que recebeu orientações. “Este tipo de fiscalização deve ter mais vezes para que todos procurem trabalhar com qualidade e dentro da regularidade”, disse o comerciante.

A turista de São Paulo, Eliana dos Santos, que estava no mercado da Praia Grande na ocasião da fiscalização elogiou o trabalho. “Eu acho uma excelente iniciativa, pois a gente vem aqui, quer fazer compra com confiança, se está no peso correto e se oferece qualidade do produto. Quanto ao sabor, sabemos que é ótimo, mas em relação a outros quesitos, nós não podemos medir”, observou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.