Campanha nacional

Postos de Saúde cheios no Dia D de vacinação contra a gripe em São Luís

Vacinação prossegue até 20 de maio, nos postos e unidades de saúde do município.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
O Dia D da vacinação envolveu mais de 1.600 profissionais da saúde, distribuídos nos 180 postos de saúde, além de pontos volantes disponibilizados para atendimento.
O Dia D da vacinação envolveu mais de 1.600 profissionais da saúde, distribuídos nos 180 postos de saúde, além de pontos volantes disponibilizados para atendimento. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Este sábado (30) foi o Dia D de vacinação contra a gripe. Em São Luís, os postos de saúde receberam várias pessoas para se imunizarem contra a Influenza. A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. O Dia D da vacinação envolveu mais de 1.600 profissionais da saúde, distribuídos nos 180 postos de saúde, além de pontos volantes disponibilizados para atendimento.

"Estamos participando dessa campanha nacional para prevenir o surto da gripe. O município está preparado, com todos os postos e também escolas disponíveis para a vacinação e vamos alcançar a meta", destacou o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Jr.

Público-Alvo

Os grupos prioritários são crianças de seis meses a cinco anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), apenados, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas e trabalhadores do sistema prisional.

"A vacina é segura e não apresenta reações. Apenas aqueles que têm alergia a ovo ou com quadro febril não devem tomar a vacina. Caso contrário, todos do grupo prioritário devem se vacinar. Só a vacina evita a doença", ressaltou a secretária municipal de Saúde (Semus), Helena Duailibe. A meta é vacinar 200 mil pessoas dentro do grupo prioritário. A vacinação prossegue até dia 20 de maio, nos postos e unidades de saúde do município.

Crianças a partir de seis meses que nunca foram imunizadas contra a influenza, devem receber duas doses da vacina, sendo a segunda aplicada 30 dias após a primeira. Já as vacinadas ano passado recebem, apenas, uma dose esse ano. Pessoas na prioridade com dificuldade de locomoção serão vacinadas em casa. Basta comunicar ao posto de saúde mais próximo de sua casa para que uma equipe possa realizar o trabalho na residência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.