Fiscalização

Campanha alerta donos de bares e restaurantes contra a exploração infantil neste Carnaval

Ação segue direcionamento do MT e Secretaria de Direitos Humanos.

Imirante, com informações da Setur

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
(Reprodução/Internet)

SÃO LUÍS - Bares e restaurantes da avenida Litorânea receberam, nessa quinta-feira (4), a equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que realizou a ‘Blitz Proteja’, que incentiva que sejam denunciados casos de violência contra crianças e adolescentes durante o período do Carnaval.

A ação segue o direcionamento do Ministério do Turismo e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que promove atividades de combate à exploração infantil, durante todo o ano.

Durante a ação, os técnicos percorreram os bares e restaurantes, colando cartazes e conversando com empresários, atendentes e garçons sobre a importância de denunciarem situações que possam levar a concretização de algum crime.

Para a secretária adjunta de Relações Institucionais da Setur, Glória Pinto, a ação contribui para que as práticas contra crianças e adolescentes diminuam. “A Secretaria de Turismo realiza ações durante todo o ano, mas nas datas onde o fluxo de turistas é maior, como no Carnaval e festejos juninos, intensificamos a conscientização dos donos de estabelecimentos e meios de hospedagem, que são lugares que recebem mais pessoas durante os dias de festa”, informou Glória Pinto.

Jackcilene da Silva é proprietária de um empreendimento na avenida Litorânea e apoiou a ação. “Nós sabemos da importância de evitar que situações que coloquem crianças e adolescentes em risco. Aqui no meu estabelecimento, por exemplo, todos os garçons e atendentes são cientes que qualquer suspeita deve ser motivo de alerta. Com a conversa com a Secretaria de Turismo e o cartaz bem visível, todos ficam sabendo que o Disque 100 é um aliado nessa batalha”, disse.

Já Francisco Neto, dono de restaurante e presidente da Associação Empresarial de Bares, Restaurantes e Similares do Maranhão (Adebares), falou sobre a importância de receber a "Blitz Proteja". “Nós já somos parceiros da Setur, mas ter os cartazes e receber as equipes ajuda a passar a mensagem para os clientes; assim todos entram na luta pela defesa de crianças e adolescentes”, explicou.

Ação

Durante esta semana, a Setur-MA realizou a “Blitz Proteja” em restaurantes e bares do Centro Histórico e da avenida Litorânea, aeroporto, rodoviária e nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) de São Luís, levando os mascotes da campanha, um trio de “macaquinhos”, para os lugares de maior circulação de pessoas durante a festa de momo.

Para mais informações sobre a campanha e como denunciar, acesse: http://www.naodesvieoolhar.org.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.